plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
LITERATURA FEITA NO PARÁ

Poeta paraense Antonia Nayane lança  “Abraço sua crina”

Lançamento do livro "Abraço sua crina" ocorre neste próximo sábado (27) na livraria Travessia, em Belém (PA).

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Poeta paraense Antonia Nayane lança  “Abraço sua crina” camera Antonia Nayane lança sua obra na livraria Travessia, neste sábado (27). | (Divulgação)

"Dentro do meu quarto

um cavalo vela meu sono

sempre que rompe a imobilidade

e o chão flutua a impermanência

abraço sua crina

como se fosse o cabelo de novos tempos."

Antonia Nayane

No próximo sábado, dia 27 de janeiro, às 18h30, a escritora Antonia Nayane estará lançando o livro “abraço sua crina”, na livraria Travessia. O evento terá um bate-papo da autora com o escritor Felipe Cruze e com a poeta Roberta Tavares, além de uma sessão de autógrafos. Através de uma linguagem poética, a obra traça percursos em torno de atravessamentos com as memórias da avó, da casa, do cotidiano, do corpo e do território amazônico, de onde a autora é oriunda.

A escritora ainda residia no Pará, seu estado de origem, quando deu início a feitura do livro "Abraço sua crina". Desenvolveu alguns poemas e finalizou o livro quando aportou em Minas Gerais. Por isso, segundo a autora, “o livro existe nesse lá e cá”. A narrativa versa, também, sobre essa experiência de transitoriedade, na partida como experiência poética, no encontro e entendimento sobre a casa e o tempo. O livro “Abraço sua crina” foi lançado primeiro em Minas Gerais, em junho de 2023.

“Foi uma alegria lançar o “Abraço sua crina” em Minas Gerais e ver o livro circulando pelos diversos estados do Brasil, isso possibilita que o Brasil leia seus brasis e que a literatura cumpra seu papel de aproximar distâncias. Minha poética tem território e meu livro tem sotaque de água, lança-lo aqui é relembrar que nosso território e nossa gente, apesar de tudo, tem uma profunda vocação para a criação poética e que a produção literária sempre esteve pulsante aqui”, afirma Nayane.

Outro tema desenvolvido no livro a partir da escrita criativa versa sobre a experiência de hospitalização da escritora. Nascida diagnosticada com Fissura Transforme Bilateral e Fenda Palatina, popularmente conhecida como lábio leporino e goela de logo. Em 1991 iniciou seu tratamento hospitalar para reabilitação totalizando quase 30 anos de tratamento

entre 12 cirurgias e diversos procedimentos hospitalares. Embora o livro não se resuma a tal experiência, há poemas em que a escritora submete os leitores no denso de suas palavras cirúrgicas capazes de transferir a pessoa que a lê sua fissura e cicatriz.

Antonia Nayane é cientista social e artista. Desenvolve sua poética a partir da palavra, da fotografia e do bordado. É autora do livro “Abraço sua crina”, publicado pela Impressões de Minas Editora. O livro foi realizado através da lei municipal de cultura de BH , uma política pública de incentivo e fomento à produção artística do município de Belo Horizonte.

SERVIÇO

🗓️27/01/2024

⏰ sempre das 18:30h

📍 Livraria Travessia (Alcindo Cacela, 1404 - Umarizal)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cultura

    Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

    Últimas Notícias