plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
AINDA TEM CARNAVAL!

Império Jurunense leva enredo sobre a umbada para a avenida

Com o enredo "Saravá umbanda, um mundo cheio de luz", a Império Jurunense vai em busca do título do segundo grupo de Belém.

Imagem ilustrativa da notícia Império Jurunense leva enredo sobre a umbada para a avenida camera O segundo grupo das escolas de samba de Belém desfilam no próximo sábado (24). | (Divulgação)

Em Belém, o carnaval ainda não acabou e a folia promete arrastar uma grande torcida para o desfile das escolas de samba. Com um enredo que exalta a religião do povo negro, uma escola do Jurunas vai emocionar na avenida.

A Associação Carnavalesca Império Jurunense levará para a Aldeia Cabana o enredo “Saravá Umbanda, Um Mundo Cheio de Luz”. Os desfiles das escolas de samba do segundo grupo do Carnaval Belém de Todas as Cores ocorrem neste sábado (24), a partir das 19h.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

Sediada na Passagem Marcílio Dias, a Império Jurunense promete engajar a comunidade do bairro, os povos de matriz africana de todo o Pará e organizações que lutam contra a intolerância religiosa para levar o título rumo ao grupo principal do Carnaval de Belém. Para isso, a agremiação contará com mais de 800 integrantes para desfilar nas 12 alas.

Com o enredo “Saravá Umbanda, Um Mundo Cheio de Luz”, a Império Jurunense contará a história da umbanda, religião essencialmente brasileira, que sintetiza elementos de religiões africanas e cristãs. Apesar de abranger influência de crenças distintas e diversas, a umbanda e seus adeptos são uns dos principais alvos da intolerância por motivo de fé.

O presidente da Associação Carnavalesca Império Jurunense, Alex Lobato, conta que o enredo foi abraçado de forma ampla pela comunidade. “Esse ano, a gente fala sobre a umbanda como ela é, por fora de todo o estigma que infelizmente ainda existe na sociedade por conta do preconceito. A umbanda é uma religião de paz, amor e caridade”, ressalta.

Quer mais notícias de entretenimento? Acesse nosso canal no WhatsApp

Foi com o objetivo de combate à intolerância que o Mandato Coletivo Bancada Mulheres Amazônidas promoveu, durante o mês de janeiro, a campanha “Minha Crença Não É Motivo Para Sua Violência”. Como resultado da mobilização, uma plenária com lideranças afrorreligiosas foi realizada em Belém para levantar as principais demandas desse público.

Reconhecendo a importância da campanha e da atuação da Bancada Mulheres Amazônidas na promoção do respeito às crenças, a Império Jurunense convidou o coletivo de vereadoras, formado por Gizelle Freitas, Fafá Guilherme e Kamilla Sartre, para compor a ala de amigos do desfile.

“A Império Jurunense contará a história da umbanda trazendo muito axé, a força dos nossos ancestrais e a resistência do povo negro. E a nossa mandata coletiva recebeu, com muita honra, o convite para se somar nessa linda festa de valorização da cultura afro-brasileira e africana, e de combate à intolerância religiosa”, destaca Gizelle Freitas.

Fundada em 1986, a Império Jurunense recebeu o status de “escola de samba” desde 2018 - antes disso, era apenas um bloco de rua. No mesmo ano, a agremiação estreou na Aldeia Cabana já vencendo o grupo 3 do Carnaval de Belém e avançando para o grupo 2. Em 2024, claro, a expectativa é subir para o grupo principal do Carnaval.

“As expectativas são as melhores possíveis. O barracão está trabalhando, a escola está empenhada, a comunidade está engajada e nós vamos com tudo. Com a benção de Pai Oxalá, este ano, a Império Jurunense sobe para o grupo de acesso”, conclui, confiante, o compositor do samba-enredo e intérprete Tiago Lobato.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias