Criança quer brincar e experimentar o mundo. Seja futebol, guitarra ou dança. Tudo se torna uma grande brincadeira. São essas reflexões apresentadas pelo espetáculo infantil “Gabriel só quer ser ele mesmo”, nos dias 15 e 16 de março, a partir das 17h, no teatro do SESI Belém.
O musical carioca, que está há quatro anos rodando o país, é gratuito. Além disso, oferecerá uma oficina também gratuita sobre dramaturgia infanto-juvenil, ministrada por Renata Mizrahi, autora e codiretora do espetáculo.
O musical infantil fala sobre Gabriel, um menino de 8 anos que gosta de dançar, ao mesmo tempo em que joga futebol e toca rock. Mas na escola onde estuda, não querem que ele faça aula de dança só porque é menino. As dúvidas e reflexões sobre o garoto fazer o que gosta marcam a narrativa do musical infantil “Gabriel só quer ser ele mesmo”, apresentado pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto Vale Cultural e com patrocínio do Instituto Vale Cultural através da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet.
Inédito em Belém e com texto da premiada dramaturga Renata Mizrahi - que também assina a direção ao lado de Priscila Vidca - e direção musical de Marcelo Rezende, o espetáculo conta a história de Gabriel, um menino de 8 anos, vivido por Vinicius Teixeira, que ama dançar e defende isso dentro da sua escola. Desta forma, a peça questiona, com leveza e humor, as diferenças na educação de meninos e meninas e as expectativas dos pais e professores em relação às crianças.
“A hipermasculinização e hiperfeminilização se impõem às crianças desde o começo da vida. Até os brinquedos que são destinados para um ou para o outro são reflexos de uma tentativa de simplificar o mundo baseado em estereótipos de gênero, cuja origem não passa de mera construção social. Com este espetáculo, quero provocar a reflexão sobre educação infantil, sobre o quanto deixamos as crianças serem quem são, ou se estamos oprimindo a partir de uma conduta social automatizada”, diz a autora.
Em Belém, serão duas sessões especiais do espetáculo infantil no Teatro Sesi, com classificação indicativa livre. Além de gratuitas, as sessões também contarão com acessibilidade de audiodescrição e intérpretes de libras. E após cada apresentação, será realizado um debate sobre educação infantil com a plateia e o elenco.
Oficina
Já no dia 15, de 9h às 12 horas, no Teatro do Sesi Belém, será oferecida uma oficina gratuita sobre dramaturgia infanto-juvenil, ministrada por Renata Mizrahi.
A oficina é destinada a quem quer aprender a escrever para o público infanto-juvenil e busca estimular a escrita para teatro a partir de cenas e textos pautados por temas contemporâneos na linguagem infantil.
No encontro, serão lidos textos de Renata Mizrahi e de outros autores. Entre as propostas da oficina, estão discussões sobre a dramaturgia para o conteúdo infanto-juvenil e, também, a realização de exercícios de escrita.
“A intenção é que os alunos possam criar cenas com motivação dos personagens, a partir também da importância de diálogos criativos. Nesta oficina, eles [os alunos] poderão aprender também sobre a construção básica de texto como sinopse”, destaca a diretora Priscila Vidca sobre a oficina.
As inscrições são gratuitas e destinadas a estudantes, profissionais e o público em geral. O link para se inscrever está na bio do espetáculo @marcelosoquerserelemesmo
SERVIÇO
- O QUÊ: sessões gratuitas do musical infantil “Gabriel só quer ser ele mesmo” em Belém;
- QUANDO: nos dia 15 e 16 de março, sexta e sábado, às 17h
- ONDE: no Teatro Sesi - Marco, Belém - PA, 68447-000
Oficina de dramaturgia infanto-juvenil, ministrada por Renata Mizrahi
- QUANDO : 15/03, de 9h às 12 horas
- ONDE: Teatro do Sesi Belém - Marco, Belém - PA, 68447-000
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar