Um dos prédios históricos mais conhecidos de Belém inspirou uma coleção de moda que chama atenção por peças conceituais e muitos babados.
O designer de moda e figurinista Jomaique Melo lançou uma coleção de moda e design intitulada "Bolonha: uma tragédia de amor".
As peças tem como inspiração a lenda do Palacete Bolonha. O palacete de 1905 é uma das edificações mais importantes da arquitetura de Belém, com estilo art noveau e características clássicas da época do Ciclo da Borracha.
Com peças extremamente gigantes e criativas, ela almeja que o público conheça a história por trás de uma das construções mais emblemáticas do século XX, que foi um presente do engenheiro Francisco Bolonha para a esposa Alice Tem-Brink. Além disso, a coleção também visa a sustentabilidade com roupas feitas a partir de peças e de brechó e restos de jeans.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Projeto "Periferia Tá na Moda" reúne moda e sustentabilidade
- Projeto de moda realiza desfile no Mangal das Garças
Premiado no edital da Lei Paulo Gustavo, Jomaque apresentou as peças em um desfile ocorrido no último dia 20 de abril e contou com a participação de modelos paraenses e em sua maioria LGBTQIAP+.
"Eu tive a ideia, primeiramente, em 2022, quando eu passei pela frente do Palacete e prestei atenção nos detalhes e nas coisas e vi que ele era um lugar fechado e bem misterioso. Então eu decidi pesquisar mais e tentar entender mais sobre a história do Palacete e descobri que há uma lenda tenebrosa por trás, uma lenda que envolve uma grande tragédia e dentro dessa tragédia tem vários outros fatores que deixam a lenda muito mais, muito mais assombrosa", explica o designer.
Outra parte fundamental para o desenvolvimento da coleção foram as visitas feitas ao palacete, um dos fios artísticos das peças: "A lenda que é o fio artístico da coleção, foi a base para a construção. Fiz várias visitas ao Palacete, o fashion film foi gravado lá dentro e basicamente essa foi a ideia e a partir disso também levar para outras pessoas, fazer com que outras pessoas conheçam essa lenda, fazer com que as pessoas possam visitar o palacete também", completou.
Quer mais notícias de entretenimento? Acesse nosso canal no WhatsApp
As peças estarão disponíveis pelas redes sociais pessoal e profissional do figurinista: "As peças que estarão a venda serão divulgas no Instagram, e já há interessados. Elas são peças únicas, visto que são feitas a partir de roupas de brechó, porque uma das minhas formas de trabalho é upcycling, então nenhuma peça vai sair igual a outra. Toda coleção é feita a partir de jeans, buscando uma pegada mais urbana e misturando coma estética clássica do século passado", concluiu.
VEJA AS FOTOS DA COLEÇÃO:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar