plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
TRADIÇÃO FOLCLÓRICA

Cordões de pássaros juninos fazem cortejo em Belém

A atividade dos grupos de pássaros juninos reforça a missão de manter viva a tradição folclórica dos brincantes durante o período que é tão animado na capital.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Cordões de pássaros juninos fazem cortejo em Belém camera Os grupos folclóricos são formados, em sua maioria, por famílias de comunidades carentes. | Divulgação

Cerca de 25 grupos de pássaros juninos do Pará participarão de um grande cortejo no próximo domingo (19), pelas ruas de Belém. O desfile iniciará às 8h, com saída da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré em direção à Praça da República.

A atividade dos grupos de pássaros juninos reforça a missão de manter viva a tradição folclórica dos brincantes e levar os encantos dos bichos amazônicos para novos públicos, difundir a história dos grupos que estão espalhados pelo Pará.

"Os cordões de pássaros juninos mantêm o compromisso de preservar parte da cultura paraense", explica a coordenadora do projeto de resgate de Pássaro do Pará, Laurene Ataíde.

Conteúdo relacionado:

O cortejo faz parte da programação do III Festival de Bichos e Pássaros do Pará, que será realizado nos dias 23, 24, 25 e 26 de maio, no Teatro da Paz, com patrocínio do Instituto Cultural Vale.

Há grupos de vários bairros e distritos de Belém, como o Beija-flor, Curió, Suindara e Borboleta, e também de municípios distantes, como Parauapebas, Canaã dos Carajás e Salinópolis. Entre os grupos há estreantes e veteranos, cordões que já contam com mais de 100 anos de tradição.

Os grupos folclóricos são formados, em sua maioria, por famílias de comunidades carentes e todas as despesas das apresentações, desde a confecção das fantasias, da aquisição de instrumentos musicais, transporte, hospedagem e alimentação são custeadas pelo projeto.

Quer mais notícias de cultura? acesse o nosso canal no WhatsApp

Grande parte dos grupos é formado por crianças e adolescentes que encontram na arte um refúgio e uma nova fonte de diversão, criatividade e oportunidades.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cultura

    Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

    Últimas Notícias