plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 33°
cotação atual R$


home
É SÃO JOÃO!

Festas juninas atraem milhares de espectadores em Belém

A Estação das Docas abriu sua Estação Junina, com grupos folclóricos, cortejos, shows e, claro, quadrilhas. Na Praça Waldemar Henrique, o Arraial Tamo Junto e Misturado voltou com tudo.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Festas juninas atraem milhares de espectadores em Belém camera Apresentações juninas em Belém conquistaram a atenção de um grande público | Celso Rodrigues/Diário do Pará

Como parte do tradicional festejo de São João em Belém, a Estação das Docas também entrou no clima e virou palco do projeto "Estação Junina 2024". A programação gratuita, realizada durante os dois últimos finais de semana de junho, anima o público com as apresentações dos grupos folclóricos, cortejos, shows e diversas apresentações de quadrilhas.

“Este ano teremos atrações para todos. As crianças poderão se divertir nas oficinas e brincadeiras, enquanto a família aproveita os shows. Buscamos, ainda, resgatar a cultura local, com os Pássaros Juninos e, é claro, trazer a musicalidade presente na quadra junina, um palco repleto de tradição”, declarou Fernanda Scaramuzzini, coordenadora de marketing da Pará 2000.

CONTEÚDO RELACIONADO:

Uma das atrações do projeto ontem foi o cortejo do Boi Catiguria, da Comunidade da Aldeia do bairro de Canudos, que proporcionou uma noite cultural, com muita alegria, brincadeiras e diversão.

“O nosso projeto começou em 2018 e ressalta, acima de tudo, a lenda do boi. Mas para recriar essa cultura, é preciso de artistas que topem manter viva essa tradição, e a nossa equipe se garante nesse quesito. Durante todo ano a gente oferta diversas oficinas para a população carente do nosso bairro e olhe só agora, eles que estavam levando alegria e fomentando o saber cultural do nosso estado”, disse Aluízio Freitas, diretor-geral do projeto Boi Catiguria.

Quer mais notícias de cultura? Acesse nosso canal no WhatsApp!

E como manda o roteiro junino, as quadrilhas e os grupos de carimbó locais, com seus trajes coloridos e coreografias elaboradas, marcaram presença na festividade e encantaram o público com apresentações que resgatam e celebram a alegria das festas juninas.

Para quem prestigiou o espetáculo, o momento foi oportuno para relembrar da infância e se encantar, novamente, com as apresentações. “Ver eles dançando ali é reviver a minha infância. No momento em que eu olho para os dançarinos, eu me imagino pertencente à festividade, e cantar as músicas então… Essa sempre vai ser a minha maior paixão. Junho é São João!”, afirma Marília de Souza, massagista.

CULINÁRIA

Mas se engana quem acha que a tradição gastronômica não prevaleceu na festividade. Outro destaque foi a venda das comidas típicas, que se tornou uma oportunidade para apreciar a culinária típica paraense com o renome de chefs, que prometem destacar os sabores do São João da região.

“Quando eu chego em qualquer festividade já vou em busca da comida, e hoje não foi diferente. Eu simplesmente amo a nossa culinária e, nessa época de São João, tudo se intensifica, você consegue sentir o cheiro da comida de longe. A cidade vira uma oportunidade de sabores e aqui, agora, é um ponto certo para desfrutar dos sabores e apreciar as apresentações”, disse Rafaela Guimarães, ortopedista.

Até domingo (23), se apresentam no palco o grupo folclórico Sabor Marajoara, a banda Cabras no Forró e o Trio Pé de Serra dos Cabras. Haverá, ainda, cortejos do Veludinho, além de apresentações das quadrilhas juninas Amor de um mensageiro, Cristal Junino, Roceiros da Barão, Quadrilha Infantil Flor Junina e Quadrilha Junina do Bengui.

QUADRILHAS

A programação do Arraial Tamo Junto e Misturado, organizado pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), foi retomada ontem, na Praça Waldemar Henrique, com a apresentação de quadrilhas: Roceiros da Barão, Renovação de São João, Impacto Junino, Roceira Arrastapé, Furacão Junino de Outeiro e Tradição Junina do Benguí. Hoje, a partir das 20h, será a vez das quadrilhas: Encanto da Juventude, Sedução Ranchista, Reino de São João, Amor de Um Mensageiro, Paraíso Junino e Rainha da Juventude.

A programação segue até o próximo domingo, 23.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cultura

    Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

    Últimas Notícias