plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
CULTURA PRA MULTIDÕES

2º Arrastão do pavulagem de 2024 sai neste domingo (23)

A expectativa para a 2ª edição do Arrastão do Pavulagem de 2024 é de 35 mil pessoas

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia 2º Arrastão do pavulagem de 2024 sai neste domingo (23) camera O Arrastão do Pavulagem é patrimônio cultural do Pará. | (Divulgação)

Com a estrela azul e fitinhas nos chapéus, muitos brincantes vão às ruas de Belém para celebrar neste domingo (23) mais um pouco a quadra junina. As ruas devem encher de gente mais uma vez.

O Instituto Arraial do Pavulagem promove a segunda edição do Arrastão do Pavulagem de 2024, prometendo transformar as ruas da capital paraense em um verdadeiro festival de tradições folclóricas e ritmos vibrantes. O evento espera atrair mais de 35 mil participantes, começará com a Roda Cantada às 9h em frente ao Theatro da Paz.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

Arraial do Pavulagem puxa primeiro arrastão no domingo (16)

Pavulagem: ensaios do Arrastão começam sábado (25)

A partir das 10h, o cortejo segue pela Avenida Presidente Vargas e Rua Municipalidade, terminando na Praça Waldemar Henrique, onde a banda Arraial do Pavulagem, acompanhada de convidados especiais, realizará um show gratuito. No repertório, além dos sucessos consagrados, o grupo apresentará as músicas inéditas “Boi da Estrela” e “Bordado de Flor”, lançadas nas plataformas digitais no último dia 14 de junho.

Com o tema “Arraial do Saber”, o 37º Arrastão do Pavulagem é uma produção do Instituto Arraial do Pavulagem, contando com o patrocínio da Equatorial Energia. A realização do evento é uma parceria com a Prefeitura de Belém, através da Fundação Cultural de Belém (FUMBEL), e conta também com apoio da Lei Semear, Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP), Secretaria de Cultura do Estado (SECULT) e Governo do Pará.

Quer mais notícias de entretenimento? Acesse nosso canal no WhatsApp

A inclusão será uma das marcas deste arrastão, com um espaço dedicado para mais de 300 pessoas com deficiência, especialmente autistas e suas famílias. Essa iniciativa é fruto de uma colaboração entre o Instituto Arraial do Pavulagem, o Grupo Mundo Azul e o Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE).

Além disso, mulheres mães de crianças com deficiência estão participando ativamente na produção dos adereços do evento, contribuindo para a construção de um ambiente inclusivo e acolhedor. A oficina de produção de adereços, além de promover a inclusão, serve como um espaço de troca e apoio mútuo entre as mães.

Para garantir o bem-estar dos participantes, um ponto de hidratação estará disponível na Rua Frei Gil com a Rua Municipalidade. O público é incentivado a levar seus próprios copos para se hidratar e ajudar na manutenção da limpeza do local, promovendo a sustentabilidade durante o evento.

Atrações Musicais e Participações Especiais

O show de encerramento na Praça Waldemar Henrique promete ser um dos pontos altos do evento. Além da banda Arraial do Pavulagem, o palco receberá a cantora Maria Lu, o cantor Antonio Oliveira, e a banda ‘Na Cuíra Pra Dançar’, proporcionando uma festa rica em diversidade musical.

Um destaque especial vai para o Batalhão da Estrela, que este ano reúne mais de 1100 participantes, incluindo brincantes de perna de pau, dança e percussão, além de músicos de sopro e banjo. Entre os brincantes, 68% são mulheres. O batalhão, que integra participantes de oficinas e ensaios do Instituto, será complementado por diversas seções, como os Cavalinhos, Vaqueiros e figuras tradicionais dos festejos juninos.

Os Cavalinhos da Campina, que incluem cerca de 400 crianças e pessoas com deficiência, abrirão o cortejo, simbolizando o compromisso do evento com a inclusão e a participação de todos.

O Arrastão do Pavulagem de 2024 promete ser um evento memorável, reafirmando a importância das tradições folclóricas e a valorização da inclusão social em Belém.

Serviço:

  • Data: Domingo, 23 de junho de 2024
  • Horário: A partir das 9h
  • Local: Saída em frente ao Theatro da Paz, chegada na Praça Waldemar Henrique
  • Atrações: Roda Cantada, cortejo, show da banda Arraial do Pavulagem com convidados
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cultura

    Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

    Últimas Notícias