plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 36°
cotação atual R$


home
SÃO JOÃO 2024

Quadrilha Rainha da Juventude é campeã do Arraial de Belém

Na ocasião a quadrilha Rainha da Juventude foi a campeã e houve ainda a entrega de prêmio inédito de melhor música junina

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Quadrilha Rainha da Juventude é campeã do Arraial de Belém camera Brincantes comemorando o resultado da quadrilha campeã | Foto: Vagner Mendes/ Ascom Fumbel

O Tamo Junto e Misturado - Arraial de Belém 2024, encerrado no domingo (23), reuniu 85 atrações entre quadrilhas e misses juninas que tomaram conta do Piano Palco; e grupos Parafolclóricos de Boi Bumbá, Toada e Carimbó, que animaram as noites na Cuia Acústica.

O público lotou a Praça Waldemar Henrique em todas as noites, e também nas manhãs de domingo, para acompanhar os cortejos do Arrastão do Pavulagem, que prossegue até 7 de julho. O último domingo do Arraial de Belém foi marcado pela cerimônia de premiação dos concursos de Quadrilhas e Misses Juninas.

Conteúdos relacionados:

Campeã - Recebendo o prêmio de 18 mil reais pela conquista do 1º lugar, a grande campeã do Arraial Tamo Junto e Misturado de 2024 foi a quadrilha Rainha da Juventude, do bairro da Cremação, que apresentou o tema “Vem ver o peso das cores, dos gostos e dos sabores de uma rainha”.

Na quadrilha, destaque para a miss caipira Jannyffer Calandrini, que participou do "Arraiá do Tio Chico", festa junina tradicional do Grupo RBA.

Quadrilha Rainha da Juventude é campeã do Arraial de Belém
📷 |( Ricardo Amanajás)

Para o coordenador-geral da quadrilha, Júnior Lisboa, a premiação coroa os esforços de todos os componentes do grupo. "Foi um trabalho muito grande, da escolha do tema até a obra final. A gente fez um trabalho muito intenso de pesquisa. Porque a gente sabia que a questão temática com tema bem elaborado teria um resultado final bem legal. Nós escolhemos o tema Ver-o-Peso, mas, nós não queríamos falar do Ver-o-Peso enquanto ponto turístico e sim do ponto de vista do feirante", explica o coordenador.

Prêmio inédito - Além da premiação das dez quadrilhas mais bem pontuadas, também foram entregues quatro prêmios especiais, um deles inédito, o de Melhor Música, entregue à quadrilha Sedução Ranchista pela composição de Thiago Lobato e Dona Onete, feita especialmente para a performance do tema deste ano: "Dona Onete: entre banzeiros e banho de cheiro".

Quer ler mais notícias de cultura? Acesse nosso canal no Whatsapp

A quadrilha Rainha da Juventude, além de ter se classificado em 1º lugar, também levou o prêmio de Melhor Traje e Estilista do Concurso. O grupo Amor de Mensageiro, que se classificou em 6º lugar, levou também o prêmio de Melhor Coreografia. E a Encanto da Juventude, levou o prêmio de Melhor Marcador. “Eu subi no palco pra mostrar o que eu sei fazer de melhor, que é fazer arte. Viver e fazer arte é o meu combustível. Ganhar esse prêmio é a realização de um sonho”, comenta Rodrigo Repila, marcador da Encanto da Juventude, celebrando a vitória.

Premiação das quadrilhas - Este ano o edital do concurso visou premiar todas as quadrilhas participantes da competição, como forma de incentivar o mercado informal cultural da cidade. As 10 primeiras recebem prêmios em dinheiro de acordo com a colocação, como prevê o edital. À quadrilha campeã cabe o prêmio de 18 mil reais. As quadrilhas premiadas em 2º e 3º lugar recebem o valor de 15 mil reais. O prêmio para as quadrilhas que ficaram entre o 4º e 10° lugar é de 12 mil reais.

“Hoje coroamos com sucesso o nosso arraial junino com a premiação das quadrilhas campeãs, além das premiações especiais. Essa premiação fomenta, incentiva e faz com que a economia informal circule em torno da Praça Waldemar Henrique. Todos os grupos que se apresentaram se doaram e entregaram para a população verdadeiros espetáculos, com o que há de melhor na nossa cultura local”, enfatiza o diretor da Fundação Cultural de Belém e coordenador-geral do Arraial, Jamil Mouzinho.

Misses - A apuração dos votos das misses também foi realizada neste domingo. Após a apuração, foi relevado o pódio das misses campeãs do Arraial 2024 nas categorias Miss Caipira, Miss Simpatia, Miss Negritude e Miss LGBTQIA+.

Todas foram avaliadas pelos jurados nos quesitos Conjunto, Coreografia, Traje e Beleza Estética. Como novidade, o quesito “Make Up” foi criado exclusivamente para somar na avaliação das misses LGBTQIA+.

Na categoria Miss Caipira, três misses obtiveram a pontuação máxima de 40 pontos. Para o desempate, os representantes das quadrilhas decidiram compartilhar o título entre as misses Janaína Ferreira, da Tradição Junina do Benguí; Juliane Moraes, da Fúria Junina e Bianca Ferreira, da quadrilha Amor de Um Mensageiro. O 2º lugar foi para Nayara Silva, da Fuzuê Junino e o 3º, para Keyla Costa, da Balão de Ouro.

“É uma sensação única e muito gratificante receber o título de miss caipira de Belém, e poder dividir também com mulheres incríveis. Eu só tenho a agradecer, primeiro a Deus, à minha família, toda minha equipe e a todos da Fumbel”, celebra Juliane Moraes.

Já Nayara Matoso, 22 anos, celebrou o 2° lugar na categoria levando para o público a coreografia com temática ilusionista. "É uma honra estar aqui. Ano passado eu fui contemplada com o primeiro lugar com a temática de camaleão. E este ano estar novamente no pódio é uma sensação maravilhosa e muito gratificante, resultado de muito esforço. No meu coração só existe gratidão", agradeceu Nayara.

Campeãs do Tamo Junto e Misturado-Arraial de Belém 2024:

  • 1º : Rainha da Juventude - Tema: Vem ver o peso das cores, dos gostos e dos sabores de uma rainha
  • 2º : Balão de Ouro - Tema: O grande gênio Chacrinha na evolução da rádio para a televisão\
  • 3º : Sedução Ranchista - Tema: Dona Onete: entre banzeiros e banho de cheiro
  • 4º : Tradição Junina do Benguí - Tema: A epopeia de um guerreiro seringueiro
  • 5º : Encanto da Juventude - Tema: Sou feita de um pouco de tudo: mulheres que cantam e dançam
  • 6º : Amor de Um Mensageiro - Tema: Festança no Milharal
  • 7º : Império Junino de Outeiro - Tema: 10 anos da Império Junino de Outeiro
  • 8º : Paraíso Junino - Tema: As obras de um rei chamado Luiz
  • 9º : Roceira Arrastapé - Tema: No olhar, no jeito de falar, Pé de Moleque traz a magia e o poder do povo cigano
  • 10° : Reino de São João - Tema: Antes da coroa existia o cocar

Misses vencedoras:

Miss Caipira

  • 1º lugar:
  • Janaína Ferreira - Tradição Junina do Benguí
  • Juliane Moraes - Fúria Junina
  • Bianca Ferreira - Amor de Um Mensageiro
  • 2º lugar: Nayara Silva - Fuzuê Junino
  • 3º lugar: Keyla Costa - Balão de Ouro

Miss Simpatia:

  • 1º lugar: Adria Nascimento - Fuzuê Junino
  • 2º lugar: Rosiane Cunha - Império Junino de Outeiro
  • 3º lugar: Arlena Sampaio - Sedução Ranchista

Miss Negritude:

  • 1º lugar: Jéssica Araújo - Império Junino de Outeiro
  • 2º lugar: Tálita Garcia - Reino de São João
  • 3º lugar: Ewelen Moraes - Sedução Ranchista

Miss LGBTQIA+:

  • 1º lugar: Júlia Lecher - Império Junino de Outeiro
  • 2º lugar: Yorrana Molis - Reino de São João
  • 3º lugar: Adria Ronchel - Amor de Um Mensageiro

Premiação especial:

  • Melhor Coreografia: Amor de Um Mensageiro
  • Melhor Marcador: Rodrigo Repila - Encanto da Juventude
  • Melhor Traje - Rainha da Juventude
  • Melhor Música - Sedução Ranchista
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cultura

    Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

    Últimas Notícias