O XI Festival do Açaí do Vale do Acará é um projeto voltado ao empreendedorismo e ao incentivo à plantação de açaí no município de Acará. O objetivo é capacitar os agricultores da região no uso adequado da terra, técnicas de manejo e plantio, além da seleção das melhores sementes para o cultivo. O evento ocorre nos dias 14 e 15 de setembro.
De acordo com Paulo Sérgio Cabral, coordenador geral do evento e pastor presidente da Assembleia de Deus, a produção de açaí no município já não é apenas para subsistência. "Por meio do trabalho social promovido pela igreja, em parceria com nossos colaboradores e a Emater Pará, conseguimos migrar da economia de subsistência para uma economia comercial. Este ano, já estamos organizando uma grande celebração para marcar os 10 milhões de pés de açaí plantados em nosso município", anunciou.
Os organizadores informam que cerca de 40 mil produtores dependem da cultura do açaí em Acará, um dos maiores municípios próximos à capital Belém.
Conteúdo relacionado:
- Açaí estimula troca de experiências entre Pará e Colômbia
- Projeto sobre cultivo do açaí terá emendas de Jader Barbalho
- Evento em Belém debate manejo sustentável do açaí
"A igreja apoia esse projeto incentivador, oferecendo cursos, fornecendo mudas e auxiliando na seleção das sementes. As aulas são ministradas periodicamente nas comunidades, com o apoio dos técnicos da Emater", explicou.
O festival acontecerá na Praça da Bíblia, onde as barracas serão decoradas com temas alusivos ao açaí. Haverá venda de produtos e artesanatos, exposições e comidas típicas, todas relacionadas ao fruto.
Quer mais notícias de cultura? acesse o nosso canal no WhatsApp
A programação também inclui a formatura de novos teólogos. "Aproveitamos a festividade para realizar a colação de grau do curso teológico, que tem duração de um a um ano e meio. Este ano, teremos 480 novos formandos do Quartel General da União de Mocidade das Assembleias de Deus no Estado do Pará e da Escola Teológica das Assembleias de Deus no Estado do Pará (ESTEADPA). Esta será a maior formatura da nossa história", afirmou o presidente.
Além disso, a programação contará com shows de bandas de percussão, como Homens da Fornalha (Marajó), Louvores ao Rei, o pastor e cantor Samuel Mariano (atração nacional), entre outras bandas locais.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar