A inclusão é uma questão de justiça social e maneira de aumentar a conscientização e combater a discriminação, promovendo a diversidade e o respeito. Para democratizar e fortalecer a diversidade, o Festival Psica lança a Lista Transfree, que garante entrada gratuita para pessoas trans, travestis e não-binárias no evento musical, que na edição deste ano reúne mais de 50 atrações nos dias 13, 14 e 16 de dezembro, em Belém. Entre os destaques da programação, shows de Liniker, Pabllo Vittar e João Gomes.
A Lista Transfree recebe pedidos de gratuidade até o dia 6 de dezembro, pelos canais virtuais da Rede Paraense de Pessoas Trans, parceira do projeto. Cada pessoa poderá solicitar um passaporte para o evento, e a Rede fará a checagem dos inscritos para garantir que a política seja oferecida somente para seu público-alvo.
Leia mais:
- Márcio Moreira apresenta show “Interno” e fomenta inclusão
- Jader apresenta projeto para inclusão de pessoas autistas
Isabella Santorinne, uma das coordenadoras da Rede, destaca que iniciativas como essa são relevantes diante da vulnerabilidade socioeconômica que atinge a maioria da população trans no Brasil.
“Faltam proposições como esta na maioria dos espaços de cultura e lazer. Não se compreende que a maioria dessa população não dispõe de recursos financeiros para ter acesso a eventos, se não for por iniciativas como a do Psica”.
Quer ler mais notícias de Cultura? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
Outro diferencial da Transfree Psica é que não há limites da lista, o que potencializa seu alcance de inclusão. “Isso destaca muito a nossa ação em relação aos outros eventos, porque a gente está oferecendo sem restrição: podem ser 50, podem ser 300 gratuidades, não vamos limitar. É para amplificar mesmo a presença e participação de pessoas trans nos festivais”, diz Gerson Dias, diretor do Psica. “A parceria com o Redes mostra que o Psica é feito por várias mãos. A gente também está criando um protocolo de atendimento e acolhimento de pessoas pretas, LGBTQIA+, indígenas, PCDs e tudo com vários representantes de cada segmento”, destaca.
Diversidade no público, nos bastidores e nos palcos
Festival preto, periférico e amazônida, o Psica traz a diversidade no DNA. Somam-se ao time do evento vários artistas e profissionais LGBTQIA+, desde designers, produtores, comunicadores, roadies e técnicos.
“Sou uma mulher trans, moro na periferia. A verdade é que nós todos somos marginalizadas e o Psica está dando esse Transfree para todo mundo e fazendo um acolhimento extremamente incrível. Fico extremamente feliz de ver o Psica botando na linha de frente pessoas trans para coordenar isso. Isso mostra que nós podemos sim sonhar e estar num futuro muito melhor, em que nós todos vamos ter acesso à cultura, ao lazer, ao entretenimento”, celebra Alice Kazuu, que participou da equipe de criação do projeto Transfree do festival.
A potência e a criatividade T também estão nos palcos do festival. Entre os destaques do line-up deste ano, Liniker, uma das primeiras artistas trans indicadas no Grammy Latino e imortalizada pela Academia Brasileira de Cultura. Revelação da música brasileira atual, Liniker acaba de lançar o disco “Caju”, que já é sucesso de público e crítica, tendo shows de lançamento esgotados pelo Brasil. Nascida em Araraquara (SP), a canceriana traçou uma trajetória do YouTube para os principais palcos do país, cantando sobre afeto e empoderamento, inspirada por ritmos brasileiros, como samba, samba-rock e soul.
Celebrando corpos dissidentes, gêneros e expressões artísticas diversas representados pelas "houses", a Ballroom Pará, Hous of Carão e Festival Psica apresentam a "Corpo Dourado Ball", com categorias exaltando a beleza amazônida.
Outro destaque do festival deste ano é Iris da Selva, jovem artista trans, nascido na Amazônia urbana. Forjado como músico de rua, nos batuques do carimbó, Iris tem como referências os mestres e mestras do carimbó do Pará profundo, na mesma medida que reverencia o cancioneiro popular da música brasileira. Ele surpreende, com sua voz mansa, e despressuriza a velocidade do carimbó, o torna íntimo, confessional. Pela primeira vez, Iris se apresenta no Festival Psica e divide o palco com Nilson Chaves, um dos maiores artistas do Pará, com mais de 50 anos de carreira e 30 discos gravados.
“Sempre incluímos pessoas LGBTQIAP+, diversidade de gênero, de raça, PCDs. Essas pessoas são fundamentais na criação da identidade do festival, de tudo. Vários artistas são LGBTQIAP+. Então nada mais justo do que a gente fazer a lista Transfree. É muito importante incluir as pessoas, abraçar a diversidade, porque a diversidade faz parte da gente”, diz Jeft Dias, diretor do Psica.
O Festival Psica 2024 tem patrocínio máster do Nubank e patrocínio do Mercado Livre através da Lei de Incentivo à Cultura Rouanet e Ministério da Cultura. O apoio institucional é da Secretaria de Estado de Cultura e Governo do Pará. A realização é da Psica Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal. Governo Federal União e Reconstrução.
Serviço:
- Acesse a lista Transfree, do Festival Psica 2024, no perfil @redeparaensetrans, até dia 6 de dezembro.
- Festival Psica 2024
- Dia gratuito: 13 de dezembro
- Local: Cidade Velha, em Belém
- Festival: 14 e 15 de dezembro
- Local: Estádio Olímpico Jornalista Edgar Augusto Proença, o Mangueirão.
- Ingressos à venda online.
LINE-UP COMPLETO
Sexta-feira - 13/12/2024
- Boi Caprichoso & David Assyag do Boi Garantido + Arraial do Pavulagem
- Tudão Crocodilo
- Rossy War
- Cátia de França + Amelinha
- Samb’Axé
- Nilson Chaves & Íris da Selva
- Baile da DZ7
- Banda Os Brothers
- Radiola FM: Natty Nayfson
- Djuena Tikuna & Trio Minari
- Mariza Black
- Priscila Castro + Marcos Tapajós & Naieme
- Carimbó Selvagem
- Ball Corpo Dourado
Sábado - 14/12/2024
- Pabllo Vittar
- Super Pop Live
- BaianaSystem
- Viviane Batidão + Zaynara
- Banda Black Rio & Tony Tornado
- Duquesa
- The Charque Side Of The Moon
- Tuyo
- Jurandy: o Rei do Tecnobrega
- Luê
- Mestre Chico Malta
- Mestra Cristina Sereia do Mar
- Jeff Moraes
- Calorosa
- DJ Meury
- Lys Ventura
- Ramon Sucesso
- Larinhx
- Th4ys
- Igor Alves
Domingo - 15/02/2024
- João Gomes + Don L
- Liniker
- Fafá de Belém canta Água
- Carabao
- The Skatalites
- Trio Mocotó + Tássia Reis
- Ebony
- Yago Oproprio
- Brisa Flow
- Manoel Cordeiro apresenta Música Popular Brasileira feita na Amazônia
- Thays Sodré
- Daniel ADR + Viena
- Azuliteral
- Vhoor
- Magno Roots + Jackson Maia
- Coytada
- Tiana
- DJ Izan
- Martin Blue
- Samaúma
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar