
O Carnaval no estado do Pará é nacionalmente conhecido pelas grandes festas que são realizadas nas cidades do interior, como nos municípios de Curuçá, Cametá e Abaetetuba. Mas, na Região Metropolitana de Belém também há grandes circuitos de carnaval, que vêm ganhando cada vez mais destaque, como o Mangueirosa, em Belém, e o tradicional "CarnaMarituba", que em 2025 está com uma extensa programação.
Com o tema “O Verdadeiro Carnaval Paraense”, o CarnaMarituba 2025 contará com uma programação repleta de artistas locais, blocos animados e escolas de samba locais, com o intuito de reforçar a identidade cultural do Pará e colocar em evidência o talento regional.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Carnaval aquece mercado da maquiagem; veja itens mais pedidos
- Só te digo vai! Conheça 7 carnavais de rua imperdíveis de cidades do Pará
- Não é Não: tire sua dúvida sobre crimes sexuais no Carnaval
“Entre os dias 28 de fevereiro a 4 de março, a gente vai ter o verdadeiro carnaval paraense. Foi uma ideia elaborada para que a gente traga as pessoas para perto da nossa tradição, das nossas raízes e a expectativa é muito grande, porque o objetivo da Secretaria de Cultura é proporcionar uma experiência autêntica, vibrante para todos os foliões e celebrar a nossa riqueza cultural paraense, que é enorme. E assim resgatar as nossas tradições, que são uma parte fundamental para a história de Marituba, com certeza. E a gente vai ter grandes artistas como Viviane Batidão, Rebecca Lindsay, Zaynara, Fruto Sensual, além de vários artistas locais”, explicou a secretária municipal de cultura de Marituba, Bárbara Besteiro.

A secretária destaca também que neste ano acontecerá a volta do concurso das escolas de samba do município. “O desfile das escolas de samba irá ocorrer no domingo (2). Aqui nós temos 4 agremiações: Unidos da Pedreirinha, Melado Entra, Vai Quem Quer e Unidos da Batucada. Esse ano tem a grande novidade de a gente voltar ao tradicional concurso das escolas de samba. Elas se preparam o ano inteiro fazendo ação social, diversos eventos, além dos arrastões no pré-carnaval. O 1° colocado vai ganhar R$ 7 mil, o 2° colocado vai ganhar 2 mil reais e o 3° colocado vai ganhar R$ 1 mil. E com certeza isso é uma valorização para os fazedores de cultura”, disse.
Corredor da folia
Bárbara Besteiro deu detalhes de como irá funcionar o corredor da folia durante os 5 dias de programação, com 200 metros de corredor para que os foliões possam aproveitar as atrações.
“Como a gente está tendo a reforma da Praça Matriz, nós continuamos com o nosso carnaval na Avenida Fernando Guilhon, que foi um grande apelo da sociedade voltar o nosso carnaval para a via. Desde o início da administração o nosso carnaval voltou para Fernando Guilhon, mas a gente colocou ele um pouco mais para o lado, entre a Cláudio Barbosa Santana e a Rua da Assembleia, e nós vamos ter 200 metros de corredor da folia. um circuito realmente preparado, com segurança, banho de espuma, um circuito realmente preparado para os foliões”, detalhou a secretária.
Durante os 2 meses que antecedem o período do pré-carnaval, Marituba teve diversos arrastões de rua e blocos tradicionais ocorrendo em toda a cidade, de acordo com Bárbara Besteiro.
“Tivemos manifestações em todos os cantos da cidade, mas especialmente no período do carnaval tradicional, ele acontece no corredor da Folia. Esse espaço é todo preparado, com todos os blocos da cidade cadastrados na Secretaria de Cultura e irão se apresentar no corredor da Folia durante os 5 dias de carnaval. E nós temos todos os tipos de blocos. Temos os blocos infantis, que é o bloco Kids; o bloco da Diversidade, voltado para o público LGBT; o do Rock Doido, que nós temos realmente os blocos que trazem aparelhagens, carretinhas; os blocos afro percussivos; entre outros. Todos os blocos são centralizados no corredor da Folia”, disse.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
Fomento a cultura local
Com a expectativa de atrair cerca de 18 mil pessoas por dia, o CarnaMarituba 2025 busca fomentar a cultura e a arte local de diversas maneiras, segundo a secretária de cultura maritubense.
“O CarnaMarituba fomenta a cultura e a arte de diversas formas. Ele valoriza os artistas locais, dando oportunidade para que todos tenham o reconhecimento, a visibilidade para estar participando desse momento tão importante. Ele gira em torno de 18 mil pessoas na Praça Matriz por dia. Resgatar as escolas de samba, que estavam desvalorizadas, retomando a tradição cultural, fortalecendo a cultura, incentivando. Além de tudo, a geração de renda da economia criativa direta e indiretamente, com a demanda da venda de todas as famílias no Corredor da Folia, não só no setor artístico e cultural da cidade, mas também gerando emprego, incentivando a economia”, afirma Bárbara Besteiro.
Ela conclui dizendo que a programação vai fortalecer também a identidade cultural do Carnaval. “A identidade do nosso Carnaval aqui em Marituba, incentivando essas raízes da nossa cidade, promovendo o sentimento da participação popular, incentivando o orgulho da nossa cidade. Queremos ampliar o alcance e garantir sempre que essa tradição seja perpetuada”, finaliza a secretária.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar