plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
CASA APOENA

A Mistura do Jambu e Dendê em Belém: Minha Boca Treme Recebe o Pente

A festa marca a estreia do O Pente na região Norte, trazendo diversidade, identidade e potência cultural para o centro histórico da capital paraense

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia A Mistura do Jambu e Dendê em Belém: Minha Boca Treme Recebe o Pente camera Uma celebração da música preta e da cultura amazônica promete agitar a Casa Apoena com sons da Bahia e do Pará | (Divulgação)

Neste sábado (23), Belém do Pará será palco de uma festa única, que promete agitar a cidade com a mistura de duas potências culturais: a música baiana e a música paraense. O Bloco Minha Boca Treme, de Jeff Moraes, convida, pela primeira vez, o evento O Pente, idealizado pelo produtor cultural e DJ Uran Rodrigues, para uma noite de quebração na Casa Apoena, no coração da Cidade Velha.

O Pente já se consolidou como a maior festa de música baiana em São Paulo e, agora, faz sua estreia na região Norte. A festa é conhecida por ser um verdadeiro marco na celebração da cultura preta, trazendo uma fusão de ritmos e sons que exaltam a diáspora africana. Com sua chegada a Belém, O Pente promete criar uma verdadeira imersão sonora, misturando a energia do pagodão baiano com o ritmo único do Pará.

Para Uran Rodrigues, idealizador e curador do evento, essa expansão simboliza a força do movimento: “O Pente é um movimento de celebração da identidade da cultura preta e, para mim, como idealizador e curador desse grande acontecimento no Brasil e no mundo — já que já passamos por Nova York, por Maputo —, fazer essa conexão com uma região com cultura tão forte, indígena e preta, é a confirmação de que estamos no caminho certo. É levar música da Bahia, música preta baiana, música preta diaspórica, conectando com essa música, com a sonoridade amazônica. É o primeiro passo, o primeiro contato para que grandes revoluções aconteçam”, afirma.

Conteúdo relacionado

Jeff Moraes, líder do Bloco Minha Boca Treme, que fará parte do line-up da noite, não esconde a emoção de receber o evento em sua terra. Em entrevista, ele compartilhou sua expectativa para o encontro entre os dois mundos:

“Eu tô muito feliz de estar recebendo aqui em Belém a festa O Pente, que é uma festa de música preta baiana. Eu tive a oportunidade de ir a um carnaval deste ano e tocar na festa O Pente lá em Salvador. Foi uma experiência muito grata, foi uma experiência muito massa, porque pudemos tirar um pouquinho da música amazônica, levar todo o nosso tremor do jambu e misturar com essa malemolência do dendê. Foi uma delícia fazer isso em terras baianas. Agora, poder receber a festa em Belém, na minha terra, pro meu público, com o calor da nossa gente, sem dúvida nenhuma vai ser uma experiência linda.”

O Bloco Minha Boca Treme é um projeto que vai além da música, sendo uma verdadeira celebração da identidade cultural paraense e da liberdade. Idealizado por Jeff Moraes, o bloco tem como objetivo promover uma experiência única de carnaval na Amazônia, misturando sonoridades, ritmos e música autoral. O bloco é também um espaço de acolhimento para o público LGBTQIAPN+, promovendo inclusão e liberdade. Com sua estética paraense, que utiliza a popular bike som — um meio de difusão de música e propaganda muito característico de Belém —, o bloco se tornou uma forma genuína de ocupar as ruas da cidade, levando o som da Amazônia para todos os cantos.

O bloco surgiu em 2023 e, em suas últimas edições, reuniu até mil pessoas nas ruas de Belém. Para Jeff, a criação do Minha Boca Treme é uma nova etapa em sua carreira, após se consagrar cantando em outros blocos de carnaval na cidade. Agora, ele optou por empreender e criar uma festa que representa sua identidade, suas raízes e sua vontade de inovar na cena musical paraense.

A noite contará com uma programação de peso, trazendo Uran Rodrigues e quatro DJs de destaque no cenário musical: Shayra Brotero, Black, Baby Princess e o próprio Jeff Moraes, além do show de Jeff com o Bloco Minha Boca Treme. Juntos, esses artistas farão uma verdadeira mistura de sons, que promete agitar a pista até o amanhecer.

“A energia vai ser incrível. Vai ser uma noite de muita dança, muito som e, sem dúvida, muito tremor", afirma Uran Rodrigues, que também vê a fusão entre os sons da Bahia e da Amazônia como um ponto alto da festa.

Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp

Com a promessa de muita diversão, a festa O Pente em Belém é a chance de vivenciar uma experiência única, onde o jambu e o dendê se encontram de forma autêntica, criando uma noite inesquecível para o público. A combinação de axé, pagodão e a vibe paraense promete ser uma verdadeira explosão de alegria, energia e cultura afro-brasileira.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cultura

    Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

    Últimas Notícias