plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ENTRADA GRATUITA!

Belém recebe exposição "Arqueologia dos Afetos"

Com entrada gratuita a abertura será no dia 9 de setembro, às 19h, na Galeria Ruy Meira. As obras são da artistas Karina Martins, vencedora do Prêmio Branco de Melo 2025 e ficarão em exposição até o dia 31 de outubro

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Belém recebe exposição "Arqueologia dos Afetos" camera FCP inaugura exposição “Arqueologia dos Afetos”, da artistas Karina Martins, vencedora do Prêmio Branco de Melo 2025 | Foto: Divulgação

A capital paraense, também conhecida como "Cidade das Mangueiras", é um verdadeiro celeiro de cultura, expressões e arte. Ela abriga obras que contam a história de sua fundação e também de artistas consagrados, que transmitem por meio da arte linguagens e mensagens profundas ao público que aprecia.

Um exemplo disso, é a exposição “Arqueologia dos Afetos”, da artista visual Karina Martins, vencedora do Prêmio Branco de Melo 2025, que será inaugurada na próxima quarta-feira, dia 10 de setembro, às 19h, pela Fundação Cultural do Pará (FCP). A mostra será realizada na Galeria Ruy Meira, localizada na Casa das Artes, em Belém. A visitação é gratuita e ficará aberta ao público até o dia 31 de outubro para visitação.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

A exposição individual “Arqueologia dos Afetos” tem o objetivo de propor uma reflexão sensível sobre o papel dos arquivos familiares na construção da identidade e da memória. A artista Karina Martins transforma o íntimo em obra, revelando memórias afetivas que atravessam gerações, por meio de materiais e lembranças pessoais, como fotografias, objetos religiosos, itens da infância e registros do cotidiano.

A exposição traz lembranças por meio de fotografias e objetos pessoais
📷 A exposição traz lembranças por meio de fotografias e objetos pessoais |Foto: Divulgação

Karina utiliza a metáfora da escavação para tratar o passado como algo a ser desenterrado com cuidado, ideia inspirada pelo pensamento do filósofo Walter Benjamin. Ela cita: “Quem pretende se aproximar do próprio passado soterrado deve agir como um homem que escava.”

Artista visual Karina Martins - vencedora do Prêmio Branco de Melo 2025
📷 Artista visual Karina Martins - vencedora do Prêmio Branco de Melo 2025 |Foto: Divulgação

A ideia da exposição surgiu durante o período de isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19. Enfrentando a angústia e a incerteza do momento, Karina voltou-se aos seus arquivos pessoais como forma de resgate e cura emocional. A busca por memórias — suas e de seus ancestrais — transformou-se em um processo criativo potente, que agora é compartilhado com o público por meio da arte.

“A mostra é composta por dois vídeos, duas instalações, três objetos e uma seleção de fotografias autorais e de acervo familiar. Todos os trabalhos têm em comum a construção de um inventário afetivo e simbólico que atravessa o tempo e a experiência individual”, informa Karina.

Pensando na acessibilidade, a exposição conta com recursos voltados para pessoas com baixa visão, como textos em braille e descrição das obras.

Sobre a Galeria Ruy Meira - A Galeria Ruy Meira é um espaço dedicado à valorização da produção artística e cultural da Amazônia. Situada na Casa das Artes, o espaço conta com duas salas expositivas, que podem receber mostras distintas ou compor diferentes núcleos de uma mesma exposição.

Quer mais notícias de cultura? Acesse nosso canal no WhatsApp!

Desde 2022, a galeria integra o projeto Edital Branco de Melo, mantendo seu compromisso com a formação e difusão artística, ao incentivar e dar visibilidade aos artistas contemplados na premiação.

Serviço:

Exposição "Arqueologia dos Afetos" de Karina Martins.

Abertura: terça-feira, 09 de setembro, às 19h

Visitação: de 09 de setembro a 31 de outubro

Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

Entrada gratuita.

Galeria Ruy Meira – Casa Das Artes (R. Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236 - Nazaré, Belém)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cultura

    Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

    Últimas Notícias