
A vida cultural de uma cidade se mede também por seus espaços de resistência. No coração de Belém, um teatro que nasceu do desejo coletivo da classe artística paraense em manter a liberdade de expressão chega ao seu 46º aniversário reafirmando sua vocação de ousadia. Mais do que um prédio, o Teatro Experimental Waldemar Henrique é um símbolo da criatividade local e um retrato da força transformadora da arte.
Para marcar a data, o espaço preparou uma programação gratuita em três dias: 18, 23 e 26 de setembro. O coordenador do TEWH, Marcelo do Carmo, destaca que a curadoria buscou valorizar a pluralidade de expressões. "Teremos significativas expressões na programação do nosso aniversário. Dividimos as expressões artísticas para contemplar as diferentes linguagens que são acolhidas no espaço. O público poderá esperar uma programação diversa, que contemplará os 46 anos do teatro", afirma.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Tradição e música: Arraial do Pavulagem anima noite gratuita em Belém
- COP30 em Belém: inscrições abertas para projetos artísticos e culturais
- Bailarina paraense representará o Norte em festival na França
Segundo ele, os preparativos envolveram toda a equipe técnica. "O Teatro está se preparando para essa programação com toda a dedicação dos técnicos e apresentações gratuitas de espetáculos em diferentes linguagens artísticas", reforça.
Quer mais notícias de entretenimento? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.
FOCO NA DANÇA
A abertura será na quinta-feira (18), a partir das 17h, com foco na dança. Os espetáculos ocorrerão tanto no espaço externo quanto no palco principal, reunindo grupos reconhecidos no cenário regional e até internacional. Entre os destaques estão a Cia. de Danças Clara Pinto, o Projeto Social Studio Corpo em Movimento (Ufra), o Núcleo Artístico Marcelo Riva, a Cia. Cabanos e o espetáculo "Diversidade Amazônica - Um espetáculo que dança a cultura paraense", encenado pelo grupo da Escola Lourenço Filho/Fundação Pestalozzi.
ARTES CÊNICAS
Na terça-feira (23), às 19h, será a vez da palhaçaria e das experimentações cênicas. Além de performances musicais, o palco receberá o espetáculo "Amanajés", que defende a preservação da Floresta Amazônica e valoriza os povos originários.
MÚSICA DE ALTO NÍVEL
O encerramento da programação será na sexta-feira (26), também às 19h, com música de alto nível. A Orquestra Jovem Helena Maia dividirá a noite com o grupo OVA (Orquestra de Violoncelistas da Amazônia), confirmando a vocação do espaço como vitrine da produção artística local.
HISTÓRICO
A história do Teatro Experimental Waldemar Henrique remonta a 1979, quando artistas paraenses se mobilizaram em um ato público que resultou na criação de um espaço para experimentação e inovação artística. Desde então, o TEWH se consolidou como símbolo da ousadia e da vitalidade cultural da capital.
Com arquitetura eclética, marcada por influências do Art Nouveau, o prédio passou por importantes reformas. Em 1996, voltou a exibir sua grandiosidade original após anos de desgaste. Em 2012, recebeu melhorias na área administrativa e novos instrumentos, permitindo melhor estrutura para ensaios e apresentações. Atualmente, o espaço está em processo de revitalização, com obras que incluem renovação da pintura interna e externa, intervenções estruturais e adequações de acessibilidade para oferecer mais conforto ao público.
SERVIÇO:
- Aniversário de 46 anos do Teatro Experimental Waldemar Henrique
- Datas: 18, 23 e 26 de setembro
- Horários: 18/09 às 17h; 23/09 e 26/09 às 19h
- Local: Av. Presidente Vargas, nº 645, bairro da Campina, Belém
- Entrada gratuita
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar