plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
CIRCO NÓS TANTOS

Espetáculo leva teatro, circo e carimbó para a Grande Belém

O Circo Nós Tantos apresenta 'Circo e Carimbó', unindo arte e cultura paraense em comunidades da Região Metropolitana de Belém. Confira a agenda!

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Espetáculo leva teatro, circo e carimbó para a Grande Belém camera divulgação / Kleyton Silva

A Companhia de Circo Nós Tantos volta a circular a partir desta quinta-feira com o projeto Circo e Carimbó e chegará em novas comunidades da Região Metropolitana de Belém. O projeto leva para a linguagem do circo e do teatro uma verdadeira aula e vivência com esse importante instrumento Cultural paraense, com suas várias formas de expressão, como a música, a dança, instrumentos, a transmissão de saberes e visualidade. E toda essa riqueza cultural incorporada às artes circenses, com números de malabarismos e palhaçadas.

O espetáculo é assinado pela Companhia de Circo Nós Tantos, trupe de artistas circenses da capital paraense, e já circulou por diversos festivais em várias regiões do país. Gabi Alcântara, produtora da companhia, ressalta que “a descentralização do acesso à arte e à cultura é uma busca e um compromisso do coletivo, sempre privilegiando o público fora dos grandes Centros Urbanos, como comunidades ribeirinhas, quilombolas, ou periféricas, por exemplo, onde os aparelhos de cultura não chegam com regularidade”.

Yure Lee, Fundador da Companhia, destaca que “entre as escolas e comunidades envolvidas nesta etapa de circulação, há algumas que terão o primeiro contato com o projeto, o que reveste de importância a continuidade da iniciativa, que tem levado alegria e conhecimento com leveza e envolvimento numa linguagem lúdica e reconhecível pelos diversos públicos alcançados”. As ações do projeto são contempladas pelo EDITAL Nº 007/2025 – SUBSÍDIOS PARA MANUTENCAO DE ESPAÇOS CULTURAIS - SECULT/PA e tem gratuidade e acessibilidade em Libras em todas as apresentações.

Espetáculo leva teatro, circo e carimbó para a Grande Belém
📷 |divulgação / Kleyton Silva

O espetáculo é recheado de histórias, doces memórias e algumas necessárias reflexões sobre a vida ribeirinha e o enfrentamento das contradições da urbanização amazônica. O carimbó é tomado como um importante mediador e articulador da memória coletiva, sendo fio condutor, em cena, para o debate de diversos temas presentes nas letras dessa expressão da cultura popular paraense. E tudo isso vem misturado com a leveza, a sagacidade e alguma acidez do humor circense. Há tempo, inclusive, para que os heróis deem uma forcinha no icônico romance entre a Garça Namoradeira e o malandro Urubu.

O ESPETÁCULO

Zé e Chico fugiram de municípios do interior do Pará para a capital por temerem por suas vidas. Zé era agricultor e foi expulso de suas terras por grileiros e pistoleiros. Chico, por sua vez, era pescador e vizinho de povos indígenas. Um dia descobriu que o mercúrio despejado por garimpeiros ilegais matou todos os peixes do rio. Zé e Chico chegam para se aventurar, esperançosos com as chances de bem viver da cidade grande. Chico carrega consigo o sonho de conhecer a maior feira livre a céu aberto da América Latina: o “Velho preso”. Zé, com ares de superioridade, sempre se põe prestativo a corrigir o irmão gêmeo: É “Ver-o-peso", Chico! E, com o pouco que a vida lhes possibilitou trazer, decidem ganhar a vida dedicando-se à outra coisa que sabem fazer, além de trabalhar na terra: narrar histórias sobre a vida dos povos ancestrais tocando e cantando carimbó.

Espetáculo leva teatro, circo e carimbó para a Grande Belém
📷 |divulgação / Kleyton Silva

Mal começam a tocar carimbó no meio da rua e, rapidamente, são atingidos pela realidade da cidade: as autoridades nem sempre veem as artes como benvindas. E Zé e Chico são proibidos de tocar carimbó, da mesma forma como aconteceu a incontáveis mestras e mestres - e ainda hoje acontece! Chico é preso e Zé lidera um movimento para obter sua liberdade até que chega a notícia de que o carimbó não é mais proibido, pois se tornou Patrimônio Cultural Brasileiro!

Após conquistarem a liberdade de tocar seus carimbós pelas ruas, Zé e Chico lembram de como eram suas brincadeiras de infância e como seus avós e os bichinhos da floresta foram importantes em suas vidas. Dessa forma, cantam “causos” através de carimbós como a dança do passarinho e o carimbó da piriquitambóia. Cantam, também, a triste e dura vida dos trabalhadores do campo como em “Pescador,pescador porque é/ que no mar não tem jacaré?” Mas também cantam alegria ao lembrar que as músicas do carimbó também nos ensinam a brincar e amar...

CIRCO NÓS TANTOS

Por volta dos anos de 2007-2008, os irmãos Yure e Ykaro faziam malabarismo nas ruas de Belém para manterem os estudos no ensino superior. Em 2010 fundaram o Circo Nós Tantos com o saudoso Cled Cardoso. Membros do grupo fizeram o curso de formação em circo social oferecido pelo Circo Laheto e Cirque du Soleil.

Sempre fazendo circulação de espetáculos e oficinas por bairros periféricos e comunidades em vulnerabilidade sócio econômica. Participaram de diversos festivais e montaram vários espetáculos com a Companhia, como "Um tantinho de nós tantos" (2010); "Remontagem-Um tantinho de nós tantos: de volta para minha trupe" (2014); "O espetáculo de um homem só" (2017); "Circo e Carimbó"(2021); "Reisado Aéreo"(2023); "Redescobrindo a graça" (2022); "Circolando" (2023); "Circolando Virar Peixe"(2024).

AGENDA:

  • - 18/09, às 8h na EMEQ Arlinda Gomes - Mosqueiro
  • - 18/09, às 15h na EMEF Anna Barreau Meninéa - Mosqueiro
  • - 19/09, às 14h na EMEIF Livramento - Santa Bárbara
  • - 20/09, às 18h Vila da Barca - Telégrafo
  • - 25/09, às 14h no Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso - Icoaraci
  • - 26/09, às 19h no Centro Cultural Silvio Nascimento - Santa Izabel

FICHA TÉCNICA:

  • Elenco: Gabi Alcântara, Diego Vattos, Rodrigo Ethnos e Yure Lee
  • Produção: Gabi Alcântara e Yure Lee
  • Criação artística: Yure Lee
  • Direção: Colaborativa
  • Direção musical: Rodrigo Ethnos
  • Intérprete de Libras: Yan Almeida
  • Assessoria de Comunicação: Kleyton Silva
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cultura

    Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

    Últimas Notícias