O Sesc preparou uma ampla programação para a COP30 em vários pontos de Belém (PA), com atividades gratuitas que celebram a cultura amazônica, a sustentabilidade, os negócios e o protagonismo das comunidades locais. As atividades acontecem entre 6 e 27 de novembro na Jambu Arena (Sesc Doca), no Sesc Teatro Casa Isaura Campos, no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso e no Sesc Casa de Artes Cênicas. A iniciativa é fruto de uma ação do Sistema Comércio, composto pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Fecomércio, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais.
Para ter acesso às atividades do Sistema Comércio é preciso retirar o ingresso na plataforma EventMaster. Haverá também doação voluntária do público presente para o Sesc Mesa Brasil, programa de combate à fome e ao desperdício de alimentos, que pode ser realizada via doação de alimentos e/ou por Pix.
Mostrando a força da música paraense, a cantora Fafá de Belém se apresenta no primeiro dia da Conferência, dia 10 de novembro, às 19h. Outros nomes consagrados do Pará como Dona Onete, Fruta Quente, Manoel Cordeiro, Reggae Town e Lia Sophia também se apresentarão, valorizando os ritmos e expressões culturais da região amazônica. Essa iniciativa parte de uma parceria entre o Sistema Comércio com o Sistema Transporte.
No âmbito dos negócios sustentáveis, a Casa do Empresário transformará o Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso em um verdadeiro hub de troca de experiências, reunindo empresários, empreendedores, investidores e parceiros estratégicos em torno de soluções ecoeficientes e práticas inovadoras. A Casa do Empresário foi pensada para mostrar soluções reais e aplicáveis aos negócios, abordando temas como Eficiência Energética e Inovação, Gestão de Resíduos e Economia Circular, Justiça Climática e ESG. As atividades ocorrerão todas as quartas-feiras, até o dia 21 de novembro.
O público também poderá acompanhar debates sobre sustentabilidade, com reflexões sobre meio ambiente, equidade racial e de gênero, e inovação social. Os painéis debaterão temas “Áreas Verdes como Estratégia de Enfrentamento às Mudanças Climáticas – Oportunidades e Desafios para o Setor Privado”; e “Diálogos Brasil, África do Sul e Quênia sobre Transição Justa e Reflorestamento”.
Quer mais notícias sobre Cultura? Acesse nosso canal no WhatsApp
Os visitantes também poderão participar do Espaço Beleza Ancestral, voltado ao cuidado integral e à valorização das práticas tradicionais. No espaço, haverá oficina de automaquiagem, tranças e pintural corporal indígena, práticas integrativas e de relaxamento; jogos e outras atividades.
Na área de gastronomia, haverá uma experiência voltada para os sabores regionais. O Coletivo das Tacacazeiras levará pratos típicos do Pará e da culinária amazônica ao público, como o tacacá, arroz paraense, varuçoba e vataçoba. Também haverá degustação de bebidas autorais com ingredientes da região, como cupuaçu.
Em meio às dezenas de atrações, o programa Sesc Mesa Brasil vai reforçar a importância da segurança alimentar e do combate ao desperdício de alimentos, com ações educativas e de mobilização social. O programa foi selecionado para participar da Green Zone da COP30 com a apresentação de um painel com o tema “Da fome ao clima: o papel do banco de alimentos na redução do desperdício e seus impactos na ação climática sustentável”. Além disso, haverá a Ocupação Sesc Mesa Brasil, com a Aula Show “Aproveitamento Integral de Alimentos”, com Jane Glébia; e o lançamento do livro digital “Floresta na Mesa – Cozinha sem Desperdício”.
“A presença do Sesc na COP30 reflete o compromisso histórico do Sistema Comércio com a promoção da cultura e da sustentabilidade. Queremos oferecer experiências que sensibilizem o público para os desafios ambientais, ao mesmo tempo em que valorizamos o patrimônio cultural e os saberes das comunidades amazônicas. Nossa programação busca alcançar tanto quem frequenta o Sesc como empresários que contribuem para o Sistema Comércio – porque essa é uma pauta de toda a sociedade”, destaca José Carlos Cirilo, Diretor-geral do Departamento Nacional do Sesc.
A programação inclui ainda oficinas diversas, exposições, atividades literárias, sessões de cinema, contação de histórias e espetáculos teatrais, proporcionando uma imersão nas diversas linguagens artísticas e nos saberes tradicionais da Amazônia para toda a família.
Outro ponto de destaque será a Feira de Economia Criativa, com exposição e comercialização de produtos de empreendedores locais em frente ao Sesc Doca, valorizando o trabalho de empreendedores que transformam a biodiversidade amazônica em arte, design e produtos sustentáveis.
Com essa programação, o Sistema Comércio reafirma seu papel como agente de transformação social, promovendo o diálogo entre arte, conhecimento e desenvolvimento sustentável em um dos eventos mais importantes do planeta.
Para conferir a programação completa, acesse o link.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar