A partir de sexta-feira (30), Belém recebe a exposição “Amazônicas: Poéticas Femininas”, na CAIXA Cultural Belém. O projeto, do Museu das Mulheres (Museu DAS), foi aprovado na Seleção Petrobras Cultural com recursos da Lei Rouanet e tem patrocínio exclusivo da Petrobras. A mostra ficará na cidade até o dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, antes de seguir em itinerância para Fortaleza, Rio de Janeiro e Brasília.
Com cerca de 80 obras de 21 artistas da região Norte, incluindo Pará, Amazonas e Acre, a exposição busca traçar um panorama da produção artística feminina amazônica em diversas linguagens, como pintura, gravura, escultura, fotografia, performance, ativação, arte digital, videoarte e vídeo registro de grafite pioneiro.
Conteúdos relacionados:
- Bloco Pato de Máscara celebra centenário da Vila da Barca em Belém
- Museu das Amazônias cria sala sensorial para público neurodivergente
- Filhos de Gilberto Gil e Caetano se apresentam em Belém
Sissa Aneleh, diretora artística e curadora da exposição, explica que a exposição visa valorizar a arte feita por mulheres da região. “O projeto tem um recorte curatorial decolonial, pautado nas questões de gênero, identidade, regionalismo e diversidade. Nosso objetivo é valorizar a autonomia artística das mulheres amazônicas e evidenciar suas narrativas, estéticas e territórios”, disse.
A mostra aborda temáticas como 'artivismo', corpo como suporte estético, cultura indígena, história afrobrasileira, pré-história e tecnologias amazônicas, arte do afeto, biografias e ancestralidade feminina, além de destacar personalidades do protagonismo feminino. Durante a exposição, o público é convidado a perceber a Amazônia Feminina não apenas como tema, mas como força estética e linguagem.
A exposição reúne nomes consagrados e novas vozes, como: Renata Aguiar, Keila Sankofa, Lúcia Gomes, Elaine Arruda, Elieni Tenório, Nina Matos, Diná Oliveira, Sanchris, Lise Lobato, Auxiliadora Zuazo, Rita Loureiro, Barbará Savannah, Rafaela Moreira, Auá Mendes, Wira Tini, Yaka Huni Kuin, Rita Huni Kuin, Rafaela Kennedy, Val Sampaio, Rafa Bqueer e Cristiane Martins.
A programação da exposição inclui também oficinas gratuitas de economia criativa voltadas ao desenvolvimento profissional de mulheres nas artes visuais e plásticas, além da atividade lúdica Sons da Natureza, destinada ao público infanto-juvenil, que permite interações sensoriais com esculturas inspiradas em sementes e sons de animais do Marajó.
“Essas oficinas foram pensadas para o avanço das mulheres, ampliando a formação técnica e artística de quem está começando ou querendo começar uma carreira profissional no universo artístico... Também oferecemos ao público infanto-juvenil atividades com esculturas sonoras inspiradas na natureza amazônica que podem ser tocadas e ouvidas, almejando outras formas sensíveis de conscientização ambiental”, explica Sissa Aneleh.
Outro destaque é o Espaço Petrobras Amazônicas, que combina artes visuais, tecnologia e inovação. O público poderá vivenciar parte das obras no Metaverso das Mulheres, usando óculos 3D para explorar a exposição em 360°, interagir com avatares, visitar lounges virtuais e participar da obra coletiva “Mensagem para a Amazônia”, registrando vídeo-mensagens sobre preservação ambiental.
Quer mais de Cultura e Entretenimento? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Serviço:
Exposição "Amazônicas: Poéticas Femininas"
- Visitação: de 30 de janeiro a 08 de março de 2026
- Local: CAIXA Cultural Belém - Av. Marechal Hermes, s/n, Porto Futuro II, Armazém 6A, Galeria 1 e área externa
- Entrada: gratuita
- Classificação: livre
- Mais informações e inscrições para oficinas podem ser obtidas no Instagram do Museu das Mulheres (@museudasmulheres), no site do museu (www.museudasmulheres.com.br) ou no site da CAIXA Cultural Belém (www.caixacultural.gov.br).
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar