Belém passa a sediar, a partir do dia 10 de fevereiro, a Exposição dos Povos da Floresta: Ocupação Artística Contemporânea Mairi, no Museu da Imagem e do Som do Pará (MIS – Palacete Faciola). A mostra integra a programação do Festival dos Povos da Floresta e propõe um diálogo entre arte contemporânea, ancestralidade e identidade amazônica.
A exposição reúne produções de artistas dos estados de Rondônia, Roraima, Amapá e Pará, conectando diferentes territórios da Amazônia por meio de linguagens visuais e audiovisuais que transitam entre tradição e contemporaneidade. A proposta é apresentar ao público narrativas que evidenciam a diversidade cultural da floresta e seus processos de reinvenção.
Conteúdo relacionado:
- Festival Maré Cultural vai agitar Quatipuru
- Marcio Nagano reúne fotografias amazônicas em exposição especial
- Ex-The Voice Brasil Bela Portugal lança projeto inédito
Curadoria e proposta artística
Com curadoria de Isabela Bastos e Lucas Baim, e curadoria da Ocupação Artística Contemporânea do Pará assinada por Nice Tupinambá, a mostra valoriza o protagonismo de artistas amazônicos e amplia o diálogo entre saberes ancestrais e práticas artísticas atuais.
O conteúdo apresentado em Belém reúne obras exibidas em etapas anteriores do festival, realizadas em Porto Velho, Boa Vista e Macapá, somadas a uma ocupação artística local. As obras convidam o público a refletir sobre pertencimento, memória, identidade e patrimônio cultural da Amazônia.
Abertura e visitação
A abertura oficial ocorre no Auditório Eneida de Moraes, no dia 10 de fevereiro, com recepção às 18h30 e cerimônia às 19h. A visitação ao público acontece de 11 de fevereiro a 29 de março, de terça a domingo, das 9h às 17h, com entrada gratuita.
Festival dos Povos da Floresta
O Festival dos Povos da Floresta é um projeto itinerante e multilinguagens, idealizado pela Rioterra – Centro de Inovação da Amazônia, apresentado pela Petrobras e realizado pelo Ministério da Cultura e Governo Federal. A iniciativa utiliza a arte como ferramenta de valorização dos saberes tradicionais, sustentabilidade e resistência cultural.
Quer mais notícias de cultura? Acesse o nosso canal no WhatsApp
As atividades são gratuitas, acessíveis e voltadas a comunidades indígenas, ribeirinhas, quilombolas, além de estudantes, educadores, pesquisadores e do público em geral.
SERVIÇO
- Exposição: Exposição dos Povos da Floresta – Ocupação Artística Contemporânea Mairi
- Abertura: 10 de fevereiro de 2026
- Horário: Recepção às 18h30 | Cerimônia às 19h
- Local da abertura: Auditório Eneida de Moraes – MIS (Palacete Faciola)
- Visitação: 11 de fevereiro a 29 de março de 2026
- Horário: 9h às 17h
- Dias: Terça a domingo
- Local: Museu da Imagem e do Som do Pará (MIS – Palacete Faciola)
- Entrada: Gratuita
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar