plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
'TRANS AMAZÔNICA'

Artista premiada abre nova exposição em Belém

A mostra reúne 37 obras que estarão disponíveis de 13 de fevereiro a 27 de março, na Galeria Benedito Nunes, no Centur. Entrada franca!

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Artista premiada abre nova exposição em Belém camera Nesta nova mostra ela traça uma linha do tempo das suas fases criativas, passeando por diferentes nuances das narrativas sobre a vida e os corpos transgêneros femininos da Amazônia, seu foco de trabalho. | Foto: Divulgação

A artista plástica paraense Rafa Moreira apresenta em Belém a sua nova exposição individual, “Trans Amazônica”, que reúne as séries produzidas em 10 anos de trajetória. Nesta nova mostra - a segunda em Belém depois de “Como pintar uma travesti?”, do ano passado - ela traça uma linha do tempo das suas fases criativas, passeando por diferentes nuances das narrativas sobre a vida e os corpos transgêneros femininos da Amazônia, seu foco de trabalho. A Galeria Benedito Nunes, da Fundação Cultural do Pará (FCP), recebe “Trans Amazônica” com vernissage na próxima quinta-feira, 12 de fevereiro, às 19h.

A exposição fica aberta à visitação de 13 de fevereiro a 27 de março, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h. Entrada franca.

Rafaela Moreira, que assina as suas obras como Rafael Matheus Moreira, é uma artista trans que reverbera a realidade e os sentimentos de si mesma, como de suas “irmãs” em opção de gênero. “Essa exposição é sobre percursos, sobre o lugar que habito e o lugar que me habita. Essas obras só foram possíveis porque a cidade de Belém, em seus rostos, azulejos, pichações, narrativas e rios construíram quem eu sou. Essa paisagem me afetou, e, a partir disso, a cidade criou uma poética travesti comigo”, aponta a artista.

Sob a curadoria do Doutor Eduardo Bruno e do Mestre Waldiro Castro, a exposição foi contemplada pelo Prêmio Branco de Melo 2025, da FCP. A exposição reúne 37 obras pertencentes a cinco séries: “Registros Gerais”, “Encantarias Idílicas”, “O Nascimento das Tupiniquins”, “Quebras” e “Trans Amazônica”, que dá nome a esta nova exposição.

Em “Registros Gerais”, Rafa Moreira apresenta o rosto de mulheres trans em tinta e vidro, em formato de fotografia 3x4, para estimular a reflexão sobre identidade e fragilidade social. Em “Encantarias idílicas”, a artista cria um espaço onírico onde as mulheres trans possam ter a liberdade e o direito de viver e sonhar, sendo que essa série foi produzida em parceria com o artista Allyster Fagundes. Já “O Nascimento das Tupiniquins” aborda a terapia hormonal para transição de gênero e as expectativas sociais que pesam sobre os corpos femininos.

A série “Quebras” traz à tona questionamentos sobre uma vida possível sem a marginalização de mulheres trans. “Aqui eu quebro, destruo as narrativas de desumanização para criar outras possibilidades para nós”, ressalta Rafa. E na série “Trans Amazônica” - que dá nome à exposição -, ela consolida a mensagem artística de um percurso realizado que fala “sobre quem somos, o momento da nossa história e as vidas que estão aqui”, finaliza.

Quer mais notícias sobre Cultura? Acesse nosso canal no WhatsApp

Curadoria

“Em ‘Trans Amazônica’, a técnica não é um fim, mas um campo de disputa e um território atravessado por tentativas, apropriações e reinvenções. Assim, pintura, fotografia e performance surgem como meios porosos, continuamente reconfigurados a partir das urgências do corpo, da memória e do território”, descrevem os curadores Eduardo Bruno e Waldiro Castro. “Ao deslocar a pintura, materiais associados à tradição colonial, como o azulejo, e dispositivos burocráticos de identificação, como a fotografia 3x4, a técnica da artista constrói o embate entre o herdado e o que precisa ser quebrado, entre a norma e a possibilidade de reescritura”.

Segundo eles, a nova exposição de Rafa Moreira “evoca a rodovia que corta a floresta como promessa de integração” e de modernidade do período da ditadura militar, mas a artista vai além, estabelecendo um “jogo semântico, no qual ‘Trans Amazônica’ se torna um neologismo para pensar percursos subjetivos e artísticos que se constroem em trânsito, conectando corpos e territórios nortistas e nordestinos à história da arte”.

Trajetória de sucesso

Rafa Moreira é formada em Licenciatura em Artes Visuais, pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com especialização e mestrado na área. Teve o talento reconhecido pelos principais salões de arte de Belém. No Primeiros Passos, do Centro Cultura Brasil-Estados Unidos (CCBEU), ganhou Menção Honrosa, em 2016, e as premiações de 3o lugar, em 2017, e de 1o lugar em 2019. Já no Arte Pará, da Fundação Romulo Maiorana, ela venceu em 1o lugar em 2024.

As premiações no Pará foram o início de uma trajetória de sucesso. Rafaela já realizou exposição individual no Rio de Janeiro e outra em Belém, teve uma obra incorporada ao acervo do Museu de Arte de São Paulo (MASP), o maior do país, além de ter sido convidada a participar de uma mostra no próprio MASP, na qual retratou a deputada federal Érika Hilton, em um trabalho bastante elogiado, inclusive, pela própria parlamentar, que é um ícone nas redes sociais.

“Tudo ainda parece um sonho. Participei de exposições na Colômbia, na Argentina e em Londres, além de retratar a Érika Hilton em uma exposição histórica no MASP, isso tudo com 29 anos ainda. Além disso, ano passado também recebi o título de mestra pela UFPA. Me sinto realizada!”, comemora.

SERVIÇO

Exposição “Trans Amazônica”, de Rafa Moreira

Vernissage: Quinta-feira, 12 de fevereiro, às 19h

Exposição: de 13 de fevereiro a 27 de março, de segunda às sexta-feira, das 9h às 17h

Local: Galeria Benedito Nunes, do Centur (Av. Gentil Bittencourt, 650, bairro de Nazaré)

Entrada franca

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cultura

    Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

    Últimas Notícias