Durante o ano, milhares de pessoas trabalham para colocar as escolas de samba na avenida, tendo altas expectativas para conhecer a grande campeã, o que acontece sempre sob forte emoção.
A definição das campeãs do Carnaval 2026 nas duas maiores capitais do samba começa a ganhar forma nesta semana, com a leitura das notas dos desfiles em São Paulo e Rio de Janeiro.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Veja programação dos desfiles das escolas de samba em Belém
- Carnaval em Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci: veja a programação completa
Apuração em São Paulo
Na capital paulista, a apuração do Grupo Especial será realizada nesta terça-feira (17), a partir das 16h. A transmissão ao vivo será na TV Globo para o estado de São Paulo, com cobertura completa da leitura das notas e das reações das torcidas das escolas.
O público também poderá acompanhar gratuitamente pelo site e pelo aplicativo do Globoplay, onde já estão disponíveis as reprises dos desfiles na íntegra.
Apuração no Rio de Janeiro
Já no Rio de Janeiro, a apuração das notas do Grupo Especial acontece nesta quarta-feira (18), a partir das 16h, também com transmissão ao vivo pela TV Globo. O evento define a classificação final das escolas após os desfiles realizados no Sambódromo Marquês de Sapucaí.
Quer mais notícias sobre o Carnaval? Acesse nosso canal no WhatsApp
A partir deste ano, o sistema de avaliação das escolas cariocas passa a contar com mudanças importantes. Em plenária realizada pela Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, as 12 agremiações do Grupo Especial aprovaram uma alteração no regulamento que torna obrigatória a justificativa técnica para todas as notas atribuídas pelos jurados — inclusive as notas máximas.
A medida busca ampliar a transparência no processo de julgamento e oferecer mais clareza às escolas e ao público sobre os critérios adotados na avaliação dos quesitos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar