Poucos espetáculos traduzem tão bem o encontro entre emoção popular e rigor competitivo quanto o Carnaval do Rio de Janeiro. Depois de noites em que o brilho das fantasias, o peso simbólico dos enredos e o ritmo das baterias transformaram a avenida em território de disputa e arte, chega o momento mais tenso para as escolas de samba: a apuração que define campeã, derrotadas e o destino de um ano inteiro de trabalho.
A apuração das notas do Grupo Especial acontece nesta quarta-feira (18), a partir das 16h, com transmissão ao vivo pela TV Globo, e vai revelar a classificação final das 12 agremiações que desfilaram no Sambódromo Marquês de Sapucaí. O processo também marca uma nova fase no julgamento, após a aprovação de mudanças no regulamento pela Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), que passam a exigir justificativa técnica para todas as notas concedidas pelos jurados.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Perrengue na avenida: tapa-sexo de Virginia solta durante desfile
- VÍDEO: Filho do Faustão curte a Sapucaí com a camisa do Remo
- Desfile sobre Léa Garcia dá a Mocidade Alegre 13º título do Carnaval de SP
Até então, apenas avaliações abaixo da pontuação máxima precisavam ser explicadas por escrito. A partir do novo modelo, cada nota - inclusive os 10 - deverá ser acompanhada de fundamentação técnica, ampliando a transparência e estabelecendo critérios documentais para a atuação dos jurados.
Quer mais notícias do Carnaval? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.
Outra novidade importante é o aumento no número de avaliadores. Cada quesito terá seis jurados, totalizando 54 profissionais. Desse total, 36 serão sorteados posteriormente para terem suas notas abertas na apuração oficial. Ainda assim, o sistema mantém o descarte da menor nota em cada quesito, resultando em 27 avaliações válidas para o cálculo final.
COMO FUNCIONA O JULGAMENTO
O desempenho das escolas é dividido em nove quesitos, como bateria, samba-enredo, harmonia, evolução, enredo e alegorias e adereços. As notas variam de 9 a 10, podendo incluir frações decimais.
O somatório define não apenas a campeã do carnaval, mas também a escola que será rebaixada para a Série Ouro, o grupo de acesso.
ORDEM DOS DESFILES
As apresentações ocorreram em três noites:
Domingo (15):
- Acadêmicos de Niterói
- Imperatriz Leopoldinense
- Portela
- Estação Primeira de Mangueira
Segunda-feira (16):
- Mocidade Independente de Padre Miguel
- Beija-Flor de Nilópolis
- Unidos do Viradouro
- Unidos da Tijuca
Terça-feira (17):
- Paraíso do Tuiuti
- Unidos de Vila Isabel
- Acadêmicos do Grande Rio
- Acadêmicos do Salgueiro
O SUSPENSE DAS NOTAS
A Acadêmicos de Niterói abriu os desfiles por ter sido campeã da Série Ouro, enquanto Mocidade e Paraíso do Tuiuti iniciaram suas respectivas noites após ocuparem as últimas posições no carnaval anterior.
Agora, com planilhas abertas, justificativas obrigatórias e milhões de olhos atentos, o carnaval entra em sua fase mais silenciosa. Aquela em que o som da festa dá lugar ao suspense das notas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar