A partir desta segunda-feira (23), o Arquivo Público do Estado do Pará reabre as portas ao público com uma programação especial que segue até o dia 20 de março. O retorno marca a retomada das atividades presenciais e reforça o papel do espaço como guardião da memória documental e histórica da região. Durante este período, visitantes poderão conferir exposições, participar de palestras e fazer visitas guiadas, conhecendo a história e a cultura amazônicas.
A abertura será marcada pela exposição “Mulheres na história da Amazônia: liberdade, poder e resistência”, que reúne documentos históricos e registros evidenciando o protagonismo feminino na formação social, política e cultural da Amazônia. A mostra ficará aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, no salão principal do Arquivo Público.
Conteúdos relacionados:
- Desfiles de samba em Belém 2026 terão arquibancadas gratuitas
- Ruy Antônio Barata lança livro sobre história familiar no Pará
- Conheça o DJ Rodrigo, que vem conquistando o cenário musical de Curuçá
Além da exposição, o público poderá participar de visitas guiadas e de um ciclo de palestras voltado a estudantes, pesquisadores e à sociedade. No dia 24 de fevereiro, às 9h, será realizada uma visita guiada aberta ao público, incluindo pessoas em situação de rua, trabalhadores do entorno do prédio e demais interessados.
O diretor do Arquivo Público, Leonardo Torii, explica a importância da ação. “O objetivo da visita guiada para pessoas em situação de rua e para os trabalhadores do entorno do Arquivo Público é ampliar e diversificar o tipo de público que pode receber uma educação patrimonial. É sempre bom lembrar que esse patrimônio histórico documental é público e pertence a todos”, disse.
Na sexta-feira seguinte, 27 de fevereiro, às 9h30, alunos do 6º ano da Escola Sistema de Ensino Rosana Bastos participarão de uma visita educativa. Já nos dias 28 de fevereiro e 07 de março, a partir das 9h, pesquisadores e especialistas vão conduzir palestras sobre temas como a Cabanagem nos acervos paraenses, blockchain na autenticidade da carteira nacional de vacinação digital, inteligência arquivística, arte em Belém, doenças entre populações indígenas no século XIX, trajetórias negras nos arquivos e a Segunda Guerra Mundial no Pará.
Quer mais notícias de Cultura e Entretenimento? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Leonardo Torii destaca a expectativa pelo retorno das atividades presenciais. “A reabertura do Arquivo Público é muito aguardada pelos pesquisadores e pela comunidade de uma forma geral. Por isso, a expectativa é a mais alta possível pela volta às pesquisas presenciais”, afirma. Ele também reforça a relevância do espaço. “O Arquivo Público se configura como um dos principais espaços de pesquisa histórica da Amazônia, e a sua reabertura significa a possibilidade da produção de novos conhecimentos históricos”, disse.
Confira a programação completa:
23/02 (segunda-feira)
- 8h - Abertura da exposição “Mulheres na história da Amazônia: liberdade, poder e resistência”
Visitação: até 20/03, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h
24/02 (terça-feira)
- 9h - Visita guiada aberta ao público
27/02 (sexta-feira)
- 9h30 - Visita guiada para alunos do 6º ano da Escola Sistema de Ensino Rosana Bastos
28/02 (sábado) - Palestras, 9h:
- "Arquivos sobre a Cabanagem: relatos de uma jornada nos acervos paraenses" - Prof. Dr. Roberto Lopes
- "O blockchain e o uso na autenticidade da carteira nacional de vacinação digital: uma aproximação com a diplomática digital" - Msc. Yago de Oliveira Costa
- "Inteligência arquivística e transformação digital" - Msc. Elenice Janaú Ferreira
07/03 (sábado) - Palestras, 9h:
- "Veias de spray: o movimento artístico em Belém do Pará (1980–1999)" - Msc. Edvan da Silva Conceição
- "As experiências de populações indígenas com doenças no Grão-Pará oitocentista" - Profa. Msc. Sara da Silva Suliman
- "A Segunda Guerra Mundial no Pará e o escrutínio dos arquivos" - Prof. Dr. Tunai Rehm Costa de Almeida
- "Entre fragmentos e silêncios: os desafios de reconstruir trajetórias negras nos arquivos" - Prof. Msc. Helder Lima
Serviço:
- Local: Arquivo Público do Estado do Pará (Tv. Campos Sales, 273, Campina, Belém)
- Período: 23 de fevereiro a 20 de março
- Entrada gratuita
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar