![Imagem ilustrativa da notícia Paquitas da Xuxa: como elas estão atualmente?](https://cdn.dol.com.br/img/Artigo-Destaque/540000/640x360/hqdefault_00543700_0_-3.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.dol.com.br%2Fimg%2FArtigo-Destaque%2F540000%2Fhqdefault_00543700_0_.jpg%3Fxid%3D1185763&xid=1185763)
Xuxa Meneghel surgiu na televisão com o "Clube da Criança", exibido na extinta TV Manchete, mas tinha dificuldades de cuidar de tantas crianças ao mesmo tempo. Por esse motivo, a diretora Marlene Mattos escolheu um grupo de assistentes de palco. As Paquitas eram responsáveis por auxiliar a apresentadora.
Andréa Veiga
Conhecida como Paquita 1 ou Paquita-mor, Andréa Veiga foi a primeira assistente de palco de Xuxa no "Clube da Criança" da extinta TV Manchete. O apelido surgiu porque o papagaio marionete do programa era chamado de "Paquito". Andréa era a "namoradinha" do personagem.
Heloísa Morgado
Ainda quando o programa da Xuxa era exibido na Manchete, houve a necessidade da contratação de uma segunda assistente. A escolhida foi Heloísa Morgado, que ganhou o apelido de "Paquita 2". Mas ela ficou pouco tempo ao lado de Xuxa. Após a transferência da apresentadora para a TV Globo, Heloísa foi substituída por Andréia Faria.
Ana Paula Guimarães
Conhecida como Catuxa, Ana Paula Guimarães fez parte da 1ª geração das Paquitas, no "Xou da Xuxa", na Globo, e foi escolhida em um concurso realizado no palco do programa em 1987. Ela disputou a vaga com Luciana Vendramini e acabou vencendo.
Andréia Faria
Andréia Sorvetão também fez parte da 1ª geração das Paquitas no "Xou da Xuxa". Em 1990, deixou o grupo depois de um desentendimento com Marlene Mattos e resolveu seguir carreira solo. Depois de sair do programa, ela chegou a fazer parte do elenco do programa "Os Trapalhões", na Rede Globo, trabalhou como atriz em espetáculos teatrais para o público infantil, e teve um programa na Rede TV em meados dos anos 90, o "Galera na TV".
Louise Wischermann
Apelidada de Pituxa Alemã, Louise Wischermann fez parte da 1ª geração das Paquitas, no "Xou da Xuxa", e ficou no grupo de 1987 a 1989. Já fora do grupo, ela foi para a Alemanha estudar interpretação e teve a oportunidade de atuar na novela "Filhos do Sol" (1991), da Manchete, na minissérie "Aquarela do Brasil" (2000), da Globo, e no filme "Redentor" (1994).
Ana Paula Almeida
Apelidada de Pituxita, Ana Paula Almeida entrou em 1988 e fez parte da 2ª geração das Paquitas. Ela era uma das mais populares assistentes de palco e participou do filme "Sonho de Verão" (1990), além de ter feito viagens internacionais ao lado de Xuxa. Depois de deixar o grupo, ela chegou a fazer alguns shows junto com outras ex-paquitas, mas desistiu da carreira quando engravidou do primeiro filho. Também gravou um CD de músicas gospel e, atualmente, trabalha como modelo plus size.
Bianca Rinaldi
Bianca Rinaldi foi a Xiquita Bibi na 2ª geração das Paquitas. Depois de cinco anos, ela deixou o programa para trabalhar como atriz em "Malhação" (1997). No mesmo ano, foi para o SBT e fez uma participação na primeira versão de "Chiquititas" (1997). Já em 2001, fez a novela "Pícara Sonhadora" e no ano seguinte "Pequena Travessura", também no SBT. Mais tarde, ganhou notoriedade como atriz ao interpretar a protagonista do remake "A Escrava Isaura" (2004). A boa atuação rendeu bons frutos…
Cátia Paganote
Conhecida como Miuxa, Cátia fez parte da 2ª geração das Paquitas, no "Xou da Xuxa". Ao deixar o grupo, ela gravou um CD solo, "Uma Loira no Pagode", e casou-se com o jogador de futebol Djair, com quem teve uma filha, Valentina, em 2010. Cátia trabalhou com a também ex-paquita Priscilla Couto em shows dos anos 80 com apresentações e músicas da época em que eram Paquitas.
Juliana Baroni
A atriz era conhecida como Catuxa Jujuba, na 2ª geração de Paquitas. Na época do programa, ela participou de um disco junto com as outras meninas além de fazer coro nos álbuns da Xuxa. Deixou o grupo em 1995 junto com as suas colegas quando houve a troca de geração de Paquitas no Xuxa Park.
Letícia Spiller
Letícia Spiller ganhou o apelido de Pituxa Pastel e fez parte da 2ª geração das Paquitas, no "Xou da Xuxa". Foi uma das mais importantes assistentes de palco da Rainha dos Baixinhos. Ao sair do programa em 1992, começou a se dedicar à carreira de atriz e até hoje é conhecida por papeis marcantes como Babalu e Maria Regina, personagens de "Quatro por Quatro" (1994) e "Suave Veneno" (1999), respectivamente. Mas ela seguiu brilhando…
Priscilla Couto
A Catuxita Top Model também fazia parte da 2ª geração de Paquitas. Enquanto foi assistente de palco da Xuxa, ela gravou discos, fez filmes e shows. Deixou a equipe da Xuxa em 1995 quando houve a troca de geração: "Entrei aos nove anos banguela, sem os dentes da lateral e saí uma mulher aos 18 anos".
Tatiana Maranhão
Tatiana Maranhão foi escolhida como a "Paquitita Loura", em 1987, na época da 2ª geração das Paquitas do "Xou da Xuxa". Ela era a única menina do grupo de cabelos escuros e, com o passar do tempo, foi clareando até mudar completamente o visual.
Bárbara Borges
Bárbara Borges era a Babu na fase "new generation" das Paquitas, no "Xuxa Park", na Globo. Deixou a formação em abril de 1999 para seguir na carreira de atriz. Sua estreia foi na novela "Porto dos Milagres" (2001) e depois também integrou os elencos de "Senhora do Destino" (2004), "Pé na Jaca" (2007) e "Duas Caras" (2007). Em 2009, estreou na Record no papel de Elvira na novela "Bela, a Feia" e depois atuou em "Balacobaco (2012)".
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar