plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
APRESENTAÇÃO

Após fazer oposição a Trump, Lady Gaga canta hino na posse de Joe Biden

Além das cores, Gaga ainda usou na lapela uma enorme pomba da paz dourada

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Após fazer oposição a Trump, Lady Gaga canta hino na posse de Joe Biden camera Instagram/@ladygaga

Foi vestindo as cores de bandeira americana, azul-marinho e vermelho, que a cantora Lady Gaga subiu ao palco para cantar o hino nacional na cerimônia de posse de Joe Biden como presidente dos Estados Unidos, nesta quarta (20). A transmissão do evento começou às 12h (horário de Brasília), nos principais canais de notícias e no YouTube da Comissão de Inauguração Presidencial, e os shows, em torno das 13h40.

Além das cores, Gaga ainda usou na lapela uma enorme pomba da paz dourada. Afora a roupa, com uma saia extravagante, a interpretação seguiu o roteiro da ocasião, formal.

Também a cantora Jennifer Lopez, que interpretou "This Land is Our Land", mostrou sua marca no figurino, um terninho branco com blusa cheia de babados e brincos de pedrarias.

Em sua performance, a artista emendou a música –que fala sobre os Estados Unidos serem uma terra de todos –com a canção "America the Beautiful". Ao final, também recitou uma parte do juramento à bandeira americana, o "Pledge of Allegiance", em espanhol. O trecho diz "uma nação sob Deus, indivisível, com liberdade e justiça para todos".

Joe Biden e Kamala Harris chegam ao Capitólio para a posse. Assista ao vivo

Anitta entra em lista oficial de músicas da posse de Joe Biden nos EUA

Depois do primeiro discurso de Biden como presidente, o cantor e compositor de música country Garth Brooks interpretou "Amazing Grace". A canção, símbolo da solidariedade negra e muito associada às igrejas batistas americanas, foi escrita por um ex-traficante de escravos britânico, John Newton, no século 18. Uma de suas gravações mais famosas foi feita por Aretha Franklin, a diva da música negra que se apresentou na posse do também democrata Barack Obama, em 2009.

Depois de Brooks, foi a vez da poeta Amanda Gorman tomar o palco. Aos 22 anos, Gorman é a escritora mais jovem a participar de uma cerimônia de posse presidencial nos Estados Unidos. Também foi a primeira a escrever algo inédito especialmente para a ocasião –ela se diferenciou nesse sentido de nomes como Maya Angelou, Robert Frost e Elizabeth Alexander.

Em sua apresentação, Gorman falou sobre unir forças para fazer o país se levantar e se reconciliar numa nação repleta de diversidade. "Vai chegar um dia em que sairemos da sombra e surgirá uma nova era", disse.

Um dos trechos do poema parecia se referir especificamente à invasão do Capitólio no início deste mês, ao mencionar uma democracia que por pouco não caiu por terra. "Vimos uma força que destruiria nossa nação em vez de compartilhá-la/ Que destruiria nossa nação se isso significasse adiar a democracia/ E esse esforço quase foi bem-sucedido", disse.

"Mas enquanto a democracia pode ser, de tempos em tempos, adiada/ Ela não pode jamais ser derrotada./ Nessa verdade, nessa crença, confiamos./ Pois enquanto nossos olhos encaram o futuro/ A história põe seus olhos sobre nós."Ao Wall Street Journal, Gorman disse que terminou de escrever o poema, intitulado "The Hill We Climb", ou a colina que escalamos, na noite do dia em que o Capitólio foi invadido por apoiadores do ex-presidente Donald Trump. "Usei aquilo como lembrete de que precisamos de sentido e espírito para nos ajudar a dar sentido às coisas."

Ela disse ainda ter buscado inspiração em discursos do líder abolicionista Frederick Douglass e do presidente Abraham Lincoln.

Por causa da pandemia, alguns ritos tradicionais deste dia acontecem de forma virtual, como o desfile com participação de artistas e atletas, marcado para as 17h15.

À noite, por volta das 22h30, começa o especial de televisão "Celebrando a América", com apresentação do ator Tom Hanks e performances de artistas como Jon Bon Jovi, Foo Fighters, John Legend, Demi Lovato, Kerry Washington e Justin Timberlake.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Fama

    Leia mais notícias de Fama. Clique aqui!

    Últimas Notícias