Uma das grandes estrelas da teledramaturgia brasileira nos deixou ontem (15), após perder a luta para um câncer no ovário. A atriz Eva Wilma morreu aos 87 anos, nos deixa tristes, mas ao mesmo tempo, honrados de ter tido a oportunidade de acompanhar um pouco de sua brilhante trajetória ao longo dos anos na televisão, cinema e teatro.
A atriz assim como outras, brilhou desde que iniciou a carreira na extinta TV Tupi, em 1953.
Um dos nomes mais marcantes da teledramaturgia brasileira, Eva Wilma fez história ao interpretar diversos personagens de sucesso, e por isso, o DOL separou aqueles mais icônicos interpretados pela atriz na televisão.
Maria Altiva Pereira de Mendonça e Albuquerque
Quem não lembra desse nome grande e marcante? Esse foi um dos personagens de mais destaque da atriz que na trama viveu uma grande vilã em A Indomada, exibida em 1997. A novela retratava uma versão do Brasil na fictícia cidade de Greenville, ocupada por ingleses, o que misturava realismo fantástico, cultura nordestina e hábitos do país europeu.
Maria Altiva era má, ambiciosa, arrogante e falsa. A personagem era casada com Pedro Afonso e mãe de Hércules, personagens interpretados por Cláudio Marzo e Marcos Winter respectivamente.
Um dos bordões dos personagens era o incisivo "what?" que na boca de Eva Wilma caia como uma luva.
Ruth e Raquel
Outras duas personagens também interpretadas pela atriz, e que também fizeram bastante sucesso foram as gêmeas Ruth e Raquel, na primeira versão de Mulheres de Areia, exibida em 1973.
No trabalho, Eva deu vida a duas irmãs de mesma origem, mas com personalidades muito diferentes. A trama que teve remake exibido pela TV Globo em 1993, trouxe Glória Pires no papel principal e consagrou ambas as atrizes.
Márcia em Elas por Elas
Na trama, sete colegas de escola se reencontravam depois de 20 anos, Eva Wilma interpretava uma das personagens centrais e dava vida a Márcia, que era feliz ao ser casada com Átila, até que ao se tornar viúva, descobriu que o marido tinha um caso amoroso.
Marieta
Marieta era esposa de Giuseppe Berdinazi (Tarcísio Meira) no clássico O Rei do Gado, exibido em 1996. A novela seguia o romance de Luana e Bruno Mezenga, descendentes de famílias italianas rivais.
Fábia
A atriz também deu vida a personagem Fábia, na novela Verdades Secretas, em 2015. Fábia era Mãe de Anthony, alcoólatra, ela já havia sido rica, mas na velhice, não tinha muito dinheiro e era sustentada pelo filho. Por conta do vício na bebida, Fábia acabou sendo internada em uma casa de repouso.
Petra em O Tempo Não Para
Depois de Verdades Secretas, a atriz fez uma pausa de três anos e só retornou as telas em 2018, na novela O Tempo Não Para. Eva interpretava a cientista Petra, sua última personagem na televisão. Na trama, buscava criar a fórmula da vida eterna.
Diná - A Viagem
A novela da TV Globo mais exibida até o momento é "A Viagem", que no total já foi exibida seis vezes, sendo três no canal de origem e outras seis em canal de TV por assinatura. Sucesso com Antônio Fagundes, Guilherme Fontes e Cristiane Torlony, a trama de Ivani Ribeiro foi na verdade um remake da novela originada na TV Tupi. Lá, Eva Wilma viveu a grande personagem Diná, mulher de personalidade fortíssima que tinha que lidar com um amor eterno e uma família em conflito. Assim como na TV Globo, a história também fez grande sucesso.
Nós do DOL, assim como vários outros brasileiros, sentiremos saudades dos vários personagens e da grande atriz que Eva Wilma foi. E você, lembra de mais algum personagem marcante?
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar