Ecleidira Maria Fonseca Paes, ou Dira Paes, nasceu em 30 de junho de 1969 na cidade de Abaetuba. Filha de um fiscal do Departamento de Estradas e Rodagens, Edir Cardoso Paes, e da assistente social Flor Paes, Dira iniciou a carreira de atriz ao participar de um teste para o elenco do filme A Floresta de Esmeraldas, de John Boorman, exibido em 1985, quando ela tinha 14 anos.
Atriz paraense de “Império” relembra personagem: absurda
Para dar prosseguimento à carreira artística, após concluir o ensino médio, Dira saiu de Abaetetuba e mudou-se para o Rio de Janeiro, onde se formou em Artes Cênicas pela Unirio. Com trabalhos de sucesso no cinema e no teatro, Dira Paes se tornou nacionalmente conhecida também por trabalhos na TV: contracenou com Tarcísio Meira na novela Araponga (1990), da Rede Globo. Esteve também no elenco de Irmãos Coragem (1995), interpretando a índia Potira, além de tantos outros papéis em minisséries e novelas.
Neste final de semana, a atriz voltou a Abaetetuba, para matar as saudades de sua cidade natal. Dira visitou o prédio onde funcionava o Cinema Imperador – hoje, há uma loja de roupas no local, cuja rua leva o nome do avô de Dira, Pedro Pinheiro Paes.
A atriz tomou guaraná, visitou a praça matriz e saboreou um peixe filhote em um restaurante no Centro da cidade.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar