O Brasil está entre os cinco países com maior ocorrência de ataques cibernéticos no mundo e os ataques estão cada vez mais frequentes e os grupos criminosos cada vez mais sofisticados. São ocorrências de vazamentos de informações sigilosas, sequestro de dados, invasões de sistema, apropriações de perfis em redes sociais e dinheiro em jogo.
A vítima mais recente de ataque cibernético é o professor de dança Rolon Ho - o paraense que está na edição 2022 da Dança dos Famosos, e faz par com Jojo Todynho - que teve os perfis nas redes sociais hackeados. E mais: o dançarino foi vítima de um golpe chamado de SIM Swap, que consiste na clonagem do chip do celular. Com isso os criminosos tem acesso a mensagens, senhas e até aplicativos de banco ou compras on-line.
A apropriação do número de telefone de outra pessoa é facilitada pelo vazamento recorrente de dados na internet. Com informações como CPF, RG e endereço. Os bandidos transferem o número e as configurações para outro chip, inativando ou cancelando o chip da vítima.
Crimes virtuais: proteja-se contra os principais golpes
Rolon Ho esteve na operadora e descobriu que a clonagem do chip dele pode ter sido feita com ajuda de funcionários da empresa telefônica.
Na manhã desta quarta-feira (20), ele foi até a Divisão de Prevenção e Repressão a Crimes Tecnológicos do Pará (DPRCT) para registrar o Boletim de Ocorrência. O caso será investigado pela delegada Vanessa Lee.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar