A Netflix, serviço de streaming especializado em filmes e séries, divulgou dados que mostram resultados preocupantes de sua plataforma: pela primeira vez em dez anos a empresa perdeu assinantes. A companhia justificou que parte disso tem a ver com o cancelamento da operação da empresa na Rússia.
A empresa atribuiu ainda o resultado negativo com o aumento de preço realizado nos Estados Unidos e Canadá, ao final da pandemia e o compartilhamento de senhas. Mas o cenário é um pouco mais complexo do que parece.
A Netflix sofre também com uma nova e ávida concorrência entre elas o Disney+ e Paramount+ que têm investido cada vez mais em novos conteúdos. Outro concorrente desse segmento, a Amazon Prime Video, tem apostado por exemplo, em transmissões de futebol com investimentos expressivos nisso.
Um empresa que começa a se destacar cada vez mais, nessa corrida que é a Warner Bros, proprietária da HBO, que recentemente entrou numa fusão com a Discovery tornando-se a Warner Bros. Discovery, um mega conglomerado de mídia que reúne diversas marcas do entretenimento e de notícias sob um único guarda-chuva, o que deve dar uma musculatura única ao serviço HBO Max.
Prevendo que a queda de seus usuários deve continuar nos próximos meses. Agora além de estudar meios de bloquear o compartilhamento de senhas a Netflix estuda um modelo em que os usuários paguem uma mensalidade menor, porém aceitem a exibição de propaganda no meio do conteúdo exibido.
A empresa que sempre foi contrária ao modelo, agora acredita que o usuário pode querer ter o poder de escolha entre os planos disponibilizados.
Oferecer esse tipo de publicidade não é novidade nesse universo dos serviços de streamings, a Pluto TV, da ViacomCBS, já oferece conteúdo totalmente gratuito em diversos canais temáticos nesse formato.
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