Representatividade está em dar voz através de alguém, de um grupo ou de uma etnia que até então eram esquecidos e em muitos casos marginalizados, mas que nunca deixaram de lutar por seus direitos.
Na quarta-feira (25), a Mattel, uma das maiores empresas de fabricação de brinquedos em todo o mundo, apresentou a primeira boneca trans da Barbie. Foi uma homenagem à atriz Laverne Cox, 49, que também será a primeira mulher trans a ter uma réplica produzida pela fabricante.
“Laverne foi escolhida pela Barbie® por toda a sua contribuição, impacto, autenticidade e legado”, diz a nota da Mattel. Ela já atuou em produções como “Inventando Anna” e “Orange Is The New Black” e a boneca foi uma homenagem aos 50 anos da atriz, que será comemorado no final deste mês.
De acordo com a empresa, o objetivo é incentivar as crianças a se descobrirem, além da possibilidade ilimitada de brincadeiras e ferramentas com conceito de representatividade.
“O que mais me deixa animada sobre a boneca ser lançada é que crianças e jovens trans poderão vê-la, comprá-la e brincar com ela, e saber que há uma Barbie feita pela Mattel, pela primeira vez, semelhante a uma pessoa trans”, disse Laverne em entrevista à Revista People.
Laverne também lembrou de quando era proibida de brincar de boneca pela mãe, quando criança. “Quando eu tinha trinta e poucos anos, meu terapeuta me lembrou que nunca é tarde demais para se ter uma infância, e que eu deveria sair e comprar Barbies e brincar com elas como uma forma de curar minha criança interior. E foi o que fiz”, contou.
"Estamos orgulhosos de destacar a importância da inclusão e aceitação em todas as idades e de reconhecer o impacto significativo de Laverne na cultura com uma Barbie Tribute Collection", declarou Lisa McKnight, vice-presidente executiva e chefe global de Barbie e bonecas da Mattel.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar