plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
CÂNCER

Anderson Leonardo: entenda a doença do cantor do Molejo

Após uma bateria de exames, ele foi diagnosticado com tumor primário oculto, um câncer cuja origem é desconhecida.

Imagem ilustrativa da notícia Anderson Leonardo: entenda a doença do cantor do Molejo camera Anderson Leonardo, vocalista do grupo de pagode Molejo. | Reprodução

No dia 13 de outubro, o cantor Anderson Leonardo, vocalista do grupo de pagode Molejo, comunicou que foi diagnosticado com câncer. O anúncio foi feito por meio de uma nota nas redes sociais do próprio músico e da banda.

Segundo o cantor, ele foi diagnosticado com tumor primário oculto, um câncer cuja origem é desconhecida.

O câncer pode ter surgido no pulmão ou nas mamas, mas nem sempre os médicos conseguem descobrir a origem. Quando isso acontece, a doença é descrita como tumor primário oculto.

Anderson Leonardo do Molejo é diagnosticado com câncer

"Nos casos dos tumores de sítio primário oculto nós não sabemos de onde esse tumor se originou e, por isso, geralmente ele é descoberto de forma tardia, muitas vezes quando a neoplasia já está avançada", explica Rodrigo Nascimento Pinheiro, cirurgião oncológico e vice-presidente da SBCO (Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica).

Sintomas e diagnóstico

Pinheiro explica que, na maioria dos casos, esse tipo de câncer é diagnosticado quando os tumores já saíram de seu local de origem (sítio primário) e invadiram tecidos ou órgãos vizinhos ou até distantes - processo conhecido como metástase.

Enquanto a dor no peito e a tosse com expectoração com sangue são índices característicos do câncer de pulmão, por exemplo, o médico explica que o tumor primário oculto não apresenta sintomas específicos.

Segundo o médico, os indícios dependem do local onde o câncer teve origem, que pode ser qualquer órgão do corpo, o que dificulta o diagnóstico.

Juliana Paes assume namorada e posta foto apaixonada

Como funciona o tratamento:

A partir da biópsia e de testes mais extensos em laboratório, em alguns casos é possível encontrar indícios do local de origem do tumor. Se isso acontecer, a doença é renomeada e tratada conforme o sítio primário.

Na maioria dos casos, porém, como os médicos não sabem onde o tumor surgiu, o tratamento é feito à base de vários quimioterápicos diferentes, segundo o oncologista.

"São utilizados quimioterápicos associados justamente para aumentar as chances de respostas e de tratamento específico", explica Pinheiro. Dependendo do caso, segundo ele, o tratamento também pode envolver cirurgias, radioterapia ou terapia hormonal.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Fama

Leia mais notícias de Fama. Clique aqui!

Últimas Notícias