Termos, comparações, forma de se expressar, devem ser vistos com mais cuidados, pois em muitos momentos podem ser considerados ofensivos ou até mesmo de forma criminosa e situações como essas reverberam com mais intensidade em se tratando de um programa de TV.
O Big Brother Brasil, por exemplo, é uma vitrine em que nada escapa, afinal, se trata da casa mais vigiada do país e pelas inúmeras câmeras e microfones nada passa. Contudo, também serve para corrigir quem esteja desavisado.
No quarto fundo do mar do BBB 23, o brother Gabriel conversava com Paula, Marvvila e Cristian, quando disse que a toalha estava no 'criado-mudo', Marvvila então o chamou e explicou que o termo era racista.
Marvvila: "Gabriel, vem aqui. Você falou criado-mudo"
Gabriel: "Por quê?"
Marvilla: "A gente não usa essa expressão, ela é racista. Eu só estou te dando um toque, como amiga"
Após ser corrigido por Marvvila, Gabriel agradeceu a explicação da sister. Para ele, foi importante a atitude dela de explicar a ele o erro.
Mas, você sabe o motivo da expressão ser considerada racista?
+ BBB 23: veja fotos picantes da jogadora do reality Key Alves
+ Web quer ver reecontro de Anitta e Gabriel durante show
Existem versões contraditórias. O nome da mesa de cabeceira viria de um dos papéis desempenhados pela criadagem dentro de uma casa: o de segurar as coisas para seus senhores. Como o empregado não poderia fazer barulho para atrapalhar os moradores, ele era considerado mudo.
Essa suposta origem da palavra foi usada em uma campanha do Dia da Consciência Negra de uma loja de móveis em 2019, que mudou o termo para "mesa de cabeceira".
🚨VEJA: Marvilla chama atenção de Gabriel após ele falar ‘criado mudo’: “Esse termo não pode usar mais porque é racista” #BBB23 pic.twitter.com/WuOECdK96M
— CHOQUEI (@choquei) January 18, 2023
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar