O ex-BBB Fred Nicácio afirma estar cogitando denunciar os também participantes do reality show Cristian e Gustavo por racismo religioso dentro da casa. O médico expôs o crime na frente dos ex-participantes durante gravação do programa Domingão com Huck.
“Não sei. Ainda é cedo, tem muita coisa para digerir”, afirmou Nicácio em entrevista ao jornal Extra. Em contrapartida, ele considerou positiva sua intervenção em rede nacional para “devolver o constrangimento”.
“O mais importante, e é o que digo para outras pessoas pretas, é devolver o constrangimento para quem o criou. Quando falo no Domingão com todas as letras que não era jogo, mas racismo, rolou ali um constrangimento pedagógico”, explicou.
É sobre isso!
— Fred Nicácio 🤴🏾 (@NicacioFred) March 5, 2023
DOMINGAO COM FREDAO pic.twitter.com/JtmORUH1yz
LEIA TAMBÉM:
+ Bruna chama Nicácio de "urubu de luto" e web aponta racismo
+ BBB 23: Fred Nicácio é o 7º eliminado com 62,94% dos votos
+ BBB: Fred Nicácio já fez ensaio nu para site gay; Confira!
De acordo com dados do Disque 100, serviço do governo federal que recebe denúncias de violações de direitos humanos, em 2020 foram registradas 53 denúncias de discriminação religiosa no Brasil, sendo que a maior parte delas (48) envolveu a discriminação contra religiões de matriz africana, como é o caso da de Nicácio. O brother é adepto ao IFÁ, culto tradicional Iorubá.
“Foi desconfortável, até porque o que eles fizeram se chama racismo religioso. É crime. E achei importante frisar isso, porque entra no que entendo como minha missão ao participar do reality show. Eu sofri o racismo de forma explícita. E, ao abordar isso num horário nobre, domingo à tarde, fiz desse episódio uma utilidade pública. Falas como a deles aniquilam muita gente”, declarou ele.
DISCRIMINAÇÃO RELIGIOSA É COMUM NO BRASIL
Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) em 2019 revelou que a discriminação religiosa é uma das formas mais comuns de discriminação no Brasil, afetando principalmente as religiões afro-brasileiras e as religiões de matriz africana.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar