plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
REPRESENTATIVIDADE

Personagem da Turma da Mônica pode se assumir gay no futuro

Cartunista afirma que estuda a melhor maneira de colocar mais diversidade em seus quadrinhos e lamenta que 'parte da sociedade talvez reaja de maneira agressiva'

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Personagem da Turma da Mônica pode se assumir gay no futuro camera Mauricio de Sousa foi questionado sobre a inclusão de personagem gay na trama infantil | Reprodução/ Instagram

Se dependesse da vontade de Mauricio de Sousa, 87, já existiria um personagem LGBTQIA+ nos quadrinhos da Turma da Mônica. É o que afirma, em entrevista ao site F5, o cartunista, que, no entanto, prefere a cautela antes de dar esse passo, pois "parte da sociedade talvez reaja de maneira agressiva".

O criador do grupo de amigos do bairro do Limoeiro diz que procura seguir os avanços e os comportamentos do mundo em que vivemos para nortear seu trabalho. Em suas historinhas, com mais de seis décadas de existência, a inclusão já está presente em personagens cegos, surdos, negros e cadeirantes, por exemplo.

Ele evita, porém, definir um prazo para a inclusão de um personagem gay. "Não sei quando, mas vai haver. Estamos estudando o caso, as consequências. É natural que tenhamos", avalia. "Estou aprendendo com o Mauro [Sousa, filho, assumidamente gay] até onde podemos ir para não haver represálias", reforça.

Segundo Mauro, que inspirou o personagem Nimbus e hoje trabalha como diretor da Mauricio de Sousa Produções, as conversas a respeito do assunto acontecem diariamente na empresa. Ele lembra da graphic novel "Tina Respeito", que conta com uma personagem lésbica, e garante que "tudo é possível" nos próximos anos.

"É uma preocupação de todos. Entendemos que isso é importante para termos nos projetos e o universo LGBT+ não está fora, assim como nenhum grupo minoritário. Estamos constantemente falando disso, apesar dos comentários que aparecem --de tudo o que é tipo", diz.

Enquanto isso, Mauro diz que a empresa vai comendo pelas beiradas, como no espetáculo Circo Turma da Mônica, que celebra os 60 anos da personagem-título e estreia neste sábado (1º) no Teatro Bradesco. Aqui, a diversidade aparece nos bastidores, com uma equipe formada por pessoas LGBTQIA+ e de outras minorias, abrangendo diversidade étnico-racial, corporal, de gênero e gerações.

Na peça, que chega em sua terceira edição (a primeira após a pandemia), o público embarca numa viagem completa ao universo da personagem com efeitos especiais, experiências sensoriais, jogos de luzes, grandes cenografias, números circenses, esportes radicais e números de mágica e ilusionismo. Várias fases de Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali fazem parte do show, como as versões toy e adolescentes.

CIRCO TURMA DA MÔNICA - MÔNICA 60

Quando: De 1 a 30 de julho; sábados e domingos em múltiplas sessões

Onde: Teatro Bradesco (Rua Palestra Itália, 500, Perdizes - Bourbon Shopping São Paulo)

Preço: A partir de R$ 37,50: ingressos no Uhuu.com ou na bilheteria

Classificação: Livre

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Fama

    Leia mais notícias de Fama. Clique aqui!

    Últimas Notícias