O salário-maternidade é um serviço do Governo Federal que garante benefício para a pessoa que se afastar da sua atividade por motivo de nascimento de filho(a), aborto não criminoso, adoção ou guarda judicial para fins de adoção.
Este pedido é realizado totalmente pela internet, onde não precisa ir ao INSS. Porém, esse serviço está sendo alvo de golpe e até mesmo envolvendo pessoas famosas que possuem milhões de seguidores nas redes sociais.
Cláudia Raia, Viih Tube, Tatá Werneck, entre outras famosas, têm usado suas plataformas para indicar um serviço desnecessário aos seguidores, emprestando a própria credibilidade para empresas que cobram o que é realizado gratuitamente pelos canais do governo.
Conteúdos relacionados:
- Salário maternidade: conheça os seus direitos
- INSS faz alerta sobre concessão do salário-maternidade
- Salário-maternidade: o que é, como funciona e como solicitar
Críticas a essas celebridades que divulgaram o serviço da Serra Ribeiro Assessoria viralizaram nas redes sociais nos últimos anos. Nos vídeos, os influenciadores chamam a atenção das mães para a existência do benefício e indicam o serviço da empresa, localizada em Londrina (PR).
Quem contrata o serviço deve pagar 30% do valor recebido à empresa. A reportagem do Splash UOL simulou a contratação.
Após o caso vir a tona, a Serra Ribeiro Assessoria apagou todos os vídeos das publicidades dos famosos do Destaques do Instragram. Segundo a empresa, os vídeos foram excluídos "por conta dos haters" e para "manter a integridade" de quem fez a divulgação.
Quer ler mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no Whatsapp
Em nota solicitada pela reportagem do Splash UOL, a empresa diz conseguir reverter negativas feitas "de forma incorreta" pelo INSS. "As nossas clientes têm a opção de fazer sozinha pelo INSS, caso desejarem, porém, muitas delas recorrem até nós pedindo um suporte para a realização de todo procedimento para o recebimento do benefício. Vale ressaltar que cobramos valores somente após a concessão do benefício".
Em um post divulgado no canal oficial do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) há um alerta para não se utilizar intermediários para concessão de salário-maternidade, nem cobrar multas ou valores adiantados para liberar o benefício.
Veja o passo-a-passo de como conseguir o beneficio salário-maternidade sem ajuda de terceiros:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar