A fome é uma necessidade urgente que não espera e precisa ser saciada, como afirmava o sociólogo Betinho (Herbert José de Sousa). No caso da tragédia ambiental em curso no Rio Grande do Sul, não é apenas comida que é necessária, mas também água potável, abrigo, roupas, medicamentos e uma série de itens para as milhares de pessoas que perderam tudo. Em cidades gaúchas que quase foram engolidas pelas águas do Guaíba, qualquer ajuda é bem-vinda. Aqueles que estão enfrentando essa urgência não se importam de onde - ou de quem - vem o socorro. Nessa situação, a linha entre altruísmo e oportunismo pode ser tênue, e a internet está pronta para julgar e não perdoar.
Nos últimos dias, além de acompanhar as notícias e as redes sociais sobre a catástrofe ambiental no Rio Grande do Sul, milhares de pessoas se mobilizaram para ajudar com doações, seja em dinheiro ou em materiais. Muitos se voluntariaram para ajudar no resgate de pessoas e animais isolados.
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
- Davi divulga o próprio pix para pedir doações ao RS
- Frota salva animais e faz desabafo no RS: “dormi no carro”
- Marcela relata suspeitas de abusos sexuais em abrigos no RS
Até mesmo famosos se uniram à corrente solidária, mas algumas atitudes de celebridades ganharam tanta repercussão quanto o drama dos gaúchos. Influenciadores digitais, youtubers e ex-participantes do Big Brother Brasil foram acusados de fazer "Turismo de Desastre" ou "Turismo Obscuro", que consiste em visitar os locais de grandes tragédias, acidentes ou eventos traumáticos. Para muitos usuários das redes sociais, é isso que os famosos estão fazendo no Rio Grande do Sul, assistindo à miséria alheia ao vivo para ganhar curtidas.
Davi Brito, Felipe Neto e Whindersson Nunes
O vencedor do BBB24, Davi Brito, esteve em Canoas, uma das cidades mais afetadas, acompanhando os caminhões de suprimentos para as vítimas e filmando tudo para mostrar aos seguidores. Alguns moradores da cidade hostilizaram o rapaz, acusando-o de querer se promover com a tragédia. Na mesma semana, a ex-BBB16, Ana Paula Renault, acusou Davi de praticar o "turismo de tragédia" e de atrapalhar as operações de resgate diante das dificuldades no estado. No YouTube e no antigo Twitter, Felipe Neto e Whindersson Nunes, dois dos influenciadores mais famosos do Brasil, se envolveram em trocas de acusações e provocações, que até envolveram a primeira-dama do país.
Quer ler mais notícias do Brasil? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
Entenda como a briga começou
Janja da Silva comentou que estava emocionada com o resgate do cavalo Caramelo, que estava em um telhado completamente alagado e foi resgatado pelos bombeiros, exército e veterinários na quinta-feira. Whindersson, que estava mobilizado para o resgate, ficou chateado por não ter conseguido ajudar a tempo e começou a ironizar as postagens da primeira-dama com um meme sobre a novela Travessia.
Acusação
Os internautas reagiram negativamente às postagens do youtuber e o acusaram de misoginia por atacar Janja. Felipe Neto entrou na discussão ao opinar sobre o assunto, sem mencionar diretamente Whindersson, mas a indireta foi sentida e a partir daí os influenciadores começaram a brigar e fazer acusações sobre o passado um do outro.
Bom senso
Enquanto a crise no Rio Grande do Sul continua, os fãs e os haters das celebridades brigam na internet, enquanto aqueles que têm bom senso tentam ignorar as polêmicas e focar nas vítimas. Quem não gosta de Davi ou de Felipe afirma que eles estão em busca de visibilidade. Já os que gostam defendem que eles estão fazendo a sua parte.
No caso de Felipe, além de enviar purificadores de água para o estado afetado, ele anunciou na quinta-feira que gostaria de "adotar a égua Caramelo". Logo após o resgate, os veterinários haviam afirmado que era uma égua, mas depois confirmaram que era um cavalo. A atriz Giovanna Ewbank também expressou interesse em adotar o animal.
Enquanto as celebridades discutem e exibem o próprio empenho em ajudar os gaúchos nos reels do Instagram, há quem lembre que o altruísmo e a solidariedade devem ser praticados com empenho, mas sem tanto holofote.
Como ser voluntário no Rio Grande do Sul?
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul lançou um formulário para voluntários que desejam atuar em tarefas de organização, seleção e triagem das doações de ajuda humanitária.
Instituições, empresas e ou grupos interessados no voluntariado também podem preencher o cadastro no link: https://casamilitar-rs.com.br/voluntariado/.
Como doar em Belém para o Rio Grande do Sul?
Veja os locais de doação
- Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré: Avenida Nazaré, nº 902;
- Posto Antunes: Rua dos Pariquis e Tv Rui Barbosa, nº 2083;
- Edifício Torre Umari: Travessa Dom Romualdo de Seixas, nº 1500;
- Rede de postos Pombal: Ananindeua, Marituba, Benevides, Castanhal e Paragominas;
- Vise Corretora de Seguros: Rômulo Maiorana, nº 209, entre Antonio Barreto e Travessa da Mercês.
- Colégio Physics (todas as unidades até o dia 07/05)
- Afya Educação Médica: Travessa Doutor Moraes, 79, bairro Nazaré.
Veja o que doar
- Alimentos não perecíveis
- Água mineral
- Ração para animais
- Produtos de higiene pessoal
- Cestas básicas
- Cobertores e lençóis
- Roupas de bebês
- Roupas
- Fraldas
- Sapatos
Outros postos de arrecadação
Defesa Civil de Belém
Endereço: Aldeia Cabana s/n, entrada pela Pirajá, esquina com a Pedro Miranda, bairro da Pedreira
Horário: 09 às 17h.
Unimed Curuzu
Endereço: Travessa Curuzu, 2212
Horário: 09 às 18h.
Centro de Referência de Assistência Social (Cras)
Horário - das 9h às 17h.
Cras Aurá
Endereço: Rodovia BR-316, Granja Modelo, Km 6 – Ananindeua.
Cras Icoaraci
Endereço: Rua Manoel Barata, 1104, próximo ao Fórum de Icoaraci.
Cras Barreiro
Endereço: Trav. Djalma Dutra, 265, esquina com a Municipalidade.
Cras Jurunas
Endereço: Rua dos Mundurucus, 360, entre travessa de Breves e avenida Bernardo Sayão.
Cras Bengui
Endereço: Rua Betânia, alameda Ananindeua, 111.
Cras Mosqueiro
Endereço: Rua Francelina Santos (rua da Bateria), 509, próximo à Guarda Municipal – Farol.
Cras Cremação
Endereço: Avenida Alcindo Cacela, 2993, entre rua São Miguel e rua Fernando Guilhon.
Cras Outeiro
Endereço: Avenida Beira Mar, 310, bairro São João de Outeiro.
Cras Guamá
Endereço: Rua Augusto Corrêa, 494, esquina com a avenida Perimetral.
Cras Pedreira
Endereço: Travessa Timbó, 1557, entre a avenida Visconde de Inhaúma e a avenida Marquês de Herval.
Cras Terra Firme
Endereço: Trav. Lomas Valentina, 2585, entre Almirante Barroso e João Paulo II.
Cras Tapanã
Endereço: Rua das Rosas,194, entre Augusto Montenegro e rua Yamada.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar