A Globo anunciou na noite da última quinta-feira (30) a demissão do jornalista Rodrigo Bocardi, de 49 anos, após 25 anos. Em nota enviada à imprensa, a emissora afirmou que o então âncora do Bom Dia São Paulo “descumpriu normas éticas do Jornalismo” da casa. O motivo exato para o desligamento não foi divulgado.
Ao que tudo indica, Rodrigo teria sido demitido por prestar serviços de consultoria, apresentação de eventos e media training para o Bradesco sem informar a Globo.
Empresas registradas em nome do apresentador emitiram notas fiscais de prestação de serviço para o banco pelo menos entre 2017 e 2023. O Bradesco preferiu se abster.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Rodrigo Bocardi: internautas questionam motivo da demissão
- Bocardi se manifesta sobre demissão da Globo após 25 anos
- Rodrigo Bocardi mantinha vida incompatível com salário
Uma das empresas do jornalista, a Boc Produções e Palestras, emitiu quatro notas fiscais entre 2017 e 2019, totalizando R$ 322 mil. Em 2019, a Boc passou a se chamar Diglon Produções.
As notas evidenciam que Rodrigo Bocardi prestou serviços para a UniBrad (Universidade Corporativa do Bradesco) e produziu conteúdo interno para clientes do banco. Entre 2021 e 2023, o apresentador emitiu outras três notas, que totalizaram R$ 432 mil, também pelo Bradesco, desta vez para serviços de consultoria e media training. As notas, agora, foram emitidas por meio de outra empresa da qual é sócio.
Neste segundo caso, ao que tudo indica, o apresentador foi contratado para preparar entrevistados e executivos do Bradesco para falarem melhor com clientes, em eventos e entrevistas para a imprensa.
Embora a atividade possa parecer inofensiva, as "vendas" feitas por Bocardi são consideradas proibidas pelo código de ética do Grupo Globo, pois podem comprometer a imagem de neutralidade do veículo.
Quer ver mais notícias de Fama? Acesse nosso canal no WhatsApp
"Os integrantes da Globo não devem exercer atividades, remuneradas ou não, em organizações que tenham objetivos conflitantes com as diretrizes e os princípios estabelecidos neste Código ou tenham relação comercial com qualquer empresa cuja contratação pelo Grupo Globo seja de responsabilidade direta ou indireta do integrante em questão, ou ainda que, por outros motivos, possa configurar conflito de interesses", diz um trecho do Código da empresa.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar