
No universo acelerado da moda, onde tendências nascem e morrem na mesma velocidade dos likes, há quem ouse fazer diferente. Em meio aos flashes e passarelas da São Paulo Fashion Week, dois nomes vêm se destacando não apenas pelo estilo, mas por fazerem da roupa um grito de identidade. Marco Normando e Emídio Contente, estilistas paraenses, de Belém do Pará, estão escrevendo uma nova história no cenário fashion brasileiro, e ela começa longe dos grandes centros, com raízes fincadas na Amazônia.
A dupla comanda a Normando, marca que vem ganhando visibilidade por sua proposta estética ousada e única, seu discurso político afiado e seu compromisso com a brasilidade. Mas não é uma brasilidade genérica ou clichê. A Normando mergulha no Norte, em suas texturas, sons, cheiros e saberes. E o país, finalmente, começa a prestar atenção.
Na última edição da SPFW, em abril de 2025, a grife encantou o público com uma coleção inspirada no romance Chove nos Campos de Cachoeira, de Dalcídio Jurandir, autor modernista paraense, referência para os estilistas. O resultado foi um desfile que uniu poesia e resistência: peças em látex, juta, fibra de buriti, lã, seda e algodão. Os florais, estampas criadas em colaboração com o artista visual Matinno, também vieram direto de Belém, reforçando a conexão com a Amazônia.
“Eternamente teremos o Norte do Brasil como o nosso guia”, afirma Marco, que já passou por marcas como Hering e Alexandre Herchcovitch. “É de um orgulho imenso poder construir peças tão importantes com materiais nossos e que damos muito valor.”
Quer ler mais notícias de Fama? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
E não é só orgulho: é impacto
O consultor de imagem Arlindo Grund, que acompanhou o desfile, não economizou elogios. “Quando a moda é usada como ferramenta de comunicação, a mensagem vem sem precisar de muita explicação. A Normando mostrou uma alfaiataria precisa, aliada a uma estampa de queimada: chocante e impactante”, disse. Em destaque, o bordado verde em uma bermuda, simbolizando a resistência da natureza.
Sobre a marca
A marca nasceu oficialmente em 2020, embora o projeto tenha começado a ser desenhado ainda em 2017. Desde então, Marco e Emídio abriram uma flagship em São Paulo e já traçam planos de internacionalização. Tudo isso sem perder o compromisso com suas origens.
“Ser uma marca genuinamente brasileira hoje exige responsabilidade”, pontua Emídio. “É necessário aprofundamento e lugar de fala para tratar de assuntos que exigem respeito.”
A Normando é, portanto, mais do que roupa: é território, denúncia, afeto e reconstrução. Num país que, por tanto tempo, silenciou e apagou suas periferias culturais, ver uma marca do Norte do Brasil ocupando as passarelas mais prestigiadas do país e vestindo famosos e grandes modelos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar