plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ESCOLHIDA

Míriam Leitão é eleita para a Academia Brasileira de Letras

Veterana jornalista vai ocupar a Cadeira número 7, em substituição ao cineasta Cacá Diegues

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Míriam Leitão é eleita para a Academia Brasileira de Letras camera Leitão vai compor a Cadeira 7 da ABL | Divulgação

A jornalista e escritora Míriam Leitão foi escolhida para ocupar a Cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras (ABL), em substituição ao cineasta Cacá Diegues, que faleceu em fevereiro deste ano. A eleição ocorreu nesta quarta-feira (30), com Míriam recebendo 20 dos 34 votos dos acadêmicos, superando o economista Cristovam Buarque, que obteve 14 votos.

Míriam se torna a 12ª mulher a integrar a ABL, reforçando a crescente representação feminina na Academia. A presidente da ABL, Merval Pereira, elogiou sua vasta atuação no jornalismo e ressaltou seu perfil ativo e de grande interesse em diversas áreas. "Míriam é feminina e feminista, e sua chegada é muito importante nesse momento de ampliação da presença feminina na Academia", declarou.

Conteúdo Relacionado

A acadêmica Rosiska Darcy comemorou a escolha de Míriam, destacando sua relevância como jornalista de múltiplas plataformas e sua contribuição ao fortalecimento da democracia. "É uma mulher democrática e uma grande jornalista, um merecimento completo", afirmou.

O também acadêmico Ruy Castro parabenizou Míriam, destacando sua competência como profissional da palavra e sua importância como colunista e militante da comunicação.

Biografia

Míriam Azevedo de Almeida Leitão nasceu em Caratinga, Minas Gerais, em 7 de abril de 1953. Com 16 livros publicados e 53 anos de carreira no jornalismo, Míriam passou por diversos veículos de comunicação, incluindo Gazeta Mercantil, Jornal do Brasil e, desde 1991, integra o grupo Globo. É colunista do O Globo, comentarista do Bom Dia Brasil, Globonews, CBN e âncora do programa Miriam Leitão Globonews.

Quer saber mais de fama? Acesse o nosso canal no WhatsApp

Além de sua carreira profissional, Míriam também é conhecida por sua luta contra a ditadura militar, tendo sido presa em 1972 por se opor ao regime. Casada com o escritor Sérgio Abranches, ela é mãe de dois filhos, Vladimir e Matheus, e tem quatro netos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Fama

    Leia mais notícias de Fama. Clique aqui!

    Últimas Notícias