
Mana, vamo conversar um negócio aqui, tem algum modo mais nortista de iniciar uma conversa do que com um “mana, deixa e te falar”? Se você nasceu na Amazônia, certamente a sua resposta foi não. Mas aparentemente nem todos os brasileiros pensam assim. Em tempos de bebê reborn possuídos por espíritos malignos viralizando ao ponto da Justiça brasileira precisar se pronunciar sobre o tema, uma outra discussão sobre maternidade surgiu do nada nas redes sociais para levantar uma nova polêmica desnecessária: quem pariu o termo “mana”?
De um lado da discussão está a influencer Bia Miranda, uma celebridade que pode ser definida como intensa em comportamento e opiniões. Vivendo a maternidade pela segunda vez, a neta de Gretchen e ex-Fazenda acumula algumas tretas na carreira, deste chamar de “feia pra car****” uma concorrente paraense durante o reality até a se envolver em uma pancadaria enquanto estava grávida. Já no último fim de semana, Bia voltou a gerar polêmica - dessa vez mais inofensiva, mas que gerou reações exaltadas.
Pelas redes sociais, Bia gravou um vídeo dizendo que sempre chamou as seguidoras de mana, e que essa seria uma característica particular e iniciada por ela. “Todo mundo sabe que eu falo com vocês como? Mana… piranhas… Mas aqui sempre foi mana, né? Ai a pessoa copia na cara de pau, irmão! não tem criatividade”.
“Não vou falar quem é para não criar confusão”, afirmou a influencer no vídeo. “Mas é a minha fala, que coisa boba. Eu sempre falei manas”.
Mas será que foi mesmo Bia Miranda quem primeiro propagou o uso do termo “mana”? Obviamente não, já que gerações e gerações de nortistas usam o vocativo diariamente em qualquer conversa.
E foi para esclarecer isso que os amazônidas se uniram nas redes sociais. A primeira a se pronunciar foi a amazonense e também ex-Fazenda Ruivinha de Marte, que recentemente surpreendeu os seguidores ao surgir 14kg mais forte e principal apontada nas redes sociais como alvo das críticas da neta de Gretchen.
“Só estou comentando porque estão me mencionando dizendo que talvez seja para mim que ela esteja falando isso (eu espero que não)”, escreveu a influencer nas redes sociais. “Porque faz parte do vocabulário nortista, ninguém roubou nada de ninguém mana”.

Mas se Ruivinha foi bastante educada e discreta na resposta, outras nortistas preferiram usar o deboche para rebater a fala de Bia Miranda, de famosas paraenses como a cantora Keila e a influencer Isis Vieira, até os mais criativos e revoltados anônimos com acesso às redes sociais. Confira alguns dos memes:
Não se pode falar a palavra "mana" pq a Bia Miranda patenteou, e disse que ela quem criou o bordão.
— Curumim do Norte 💙🫰🏽 (@MayconMEDVET) May 18, 2025
Mal ela sabe que a primeira palavra que os Amazonenses aprendem quando criança é mano(A).
Vai estudar criatura, pq o mana no norte é linguagem cultural pic.twitter.com/s3IqluW7zm
Mana, quem é Bia Miranda ?
— cricri (@Guh_Tourinho97) May 18, 2025
Kkkk
Amadaaaaa, até o teu vocabulário é “pobre”.
Era bom ela entender um pouco da variedade linguística no país
acordei vendo a Bia Miranda reclamando q alguém roubou o bordão “mana” dela. kskdskdks mana, tu e o norte inteiro fala assim. descansa
— ɑp (@anatsap) May 18, 2025
“mana” é amplamente usado no norte, todos os dias você vai ouvir um nortista falando assim
— roh viu a gaga do vip (@picapaustan) May 19, 2025
na periferia de sp usam “mano”, e num contexto completamente diferente
Alguém avisa essa maluca que "mana/mano" é uma gíria nortista.
— ᴍɪᶜʳᶠ 🩰 (@mirley_crf) May 18, 2025
Coitada!!! https://t.co/HP2qzZtyhC
mas é óbvio que mana/manas é dialeto regional, mas como é nortista, todos se apropriaram e ficou por isso mesmo
— uma tal de (@amiliefermin) May 18, 2025
A síndrome de pedro Álvares Cabral, a gíria “mana” é nortista
— minhasideias (@minha2ideias) May 18, 2025
Pois é, até eu que sou de sp e uso “mano” como vírgula, nunca tinha ouvido “mana” até trabalhar com nortista kkkkkkk
— Carlota abigail (@caramello_gif) May 18, 2025
mana/mano é uma gíria nortista. essa mona se acha pioneira de tudo né???
— sophia.| 👑 (@melhorversaogm) May 18, 2025
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar