
Após a triste notícia da morte de Preta Gil aos 50 anos, no último domingo (20), nos Estados Unidos, a família da cantora enfrenta agora os trâmites burocráticos para trazer o corpo dela de volta ao Brasil. O processo, conhecido como repatriação, é necessário quando uma pessoa falece fora do país de origem e envolve uma série de etapas legais e sanitárias.
No caso da artista, que lutava contra um câncer no intestino, a repatriação do corpo dos EUA para o Brasil exigirá o cumprimento de uma série de exigências, sendo necessários documentos como: certidão de óbito emitida em solo americano; tradução juramentada da certidão; laudo de embalsamamento; autorização oficial para transporte do corpo e passaporte da falecida.
Conteúdos relacionados:
- Morte de Preta Gil: o que é o câncer no intestino, sinais e tratamento
- Preta Gil passou mal enquanto tentava voltar para o Brasil
- Preta Gil fez último pedido antes de morrer; saiba qual foi
Esses documentos devem ser avaliados e autenticados pelo Secretary of State do estado norte-americano onde ocorreu a morte. Em seguida, é necessário obter a chamada Apostila de Haia, mecanismo que confere validade internacional aos documentos.
Além disso, é exigida a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão responsável por regulamentar o transporte de corpos em aeronaves com destino ao Brasil. O corpo será levado no compartimento de cargas, podendo ser transportado em voo comercial (como carga especial) ou em voo fretado, a depender das decisões da família e das condições logísticas.
Outro passo fundamental do processo é a contratação de uma funerária especializada em traslados internacionais. A empresa fica responsável por realizar o embalsamamento, preparar o corpo, escolher um caixão adequado ao transporte aéreo e organizar toda a logística do envio até o Brasil.
Quer mais notícias direto no celular? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
Quando toda a documentação está em ordem e os trâmites são executados com agilidade, a repatriação pode ser concluída em poucos dias. No entanto, até o momento, não há informações oficiais divulgadas pela família sobre a data de chegada do corpo de Preta Gil ao país.
Filha do cantor Gilberto Gil e uma das vozes mais marcantes da música brasileira, Preta Gil deixou uma trajetória artística repleta de representatividade, posicionamentos firmes e afeto com o público. Os fãs brasileiros agora aguardam a chegada do corpo dela no país para a última homenagem.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar