
Uma declaração feita durante uma missa na cidade de Areial, no interior da Paraíba, gerou forte indignação nas redes sociais e foi classificada por internautas e entidades religiosas como intolerância religiosa. No último domingo (27), o padre Danilo César, da Diocese de Campina Grande, ironizou publicamente a morte da cantora Preta Gil, que faleceu recentemente aos 50 anos, vítima de um câncer.
Em vídeo que circula nas redes, o padre critica a fé da artista e a religiosidade de sua família, especialmente as práticas ligadas às religiões de matriz africana, como o Candomblé. “Como é o nome do pai de Preta Gil? Gilberto Gil fez uma oração aos orixás. Cadê esses orixás que não ressuscitaram Preta Gil? Já enterraram?”, declarou o sacerdote, durante o sermão.
Além da provocação à família da cantora, Danilo César também atacou católicos que buscam proteção espiritual fora da Igreja: “Tem católico que pede essas forças ocultas. Eu só queria que o diabo viesse e levasse. Quando acordar com calor no inferno, você não sabe o que vai fazer”.
Conteúdo Relacionado
- Irmão de Zezé di Camargo sobre morte de Preta Gil: “castigo divino”
- Gilberto Gil adia show em Belém após morte de Preta Gil
- Gominho revela proibição de Preta Gil em despedida entre os dois
A repercussão foi imediata. O perfil oficial do padre saiu do ar no Instagram, e o vídeo da homilia foi removido do canal da paróquia no YouTube. Ainda assim, trechos da fala seguem viralizando e provocando reações indignadas.
A Associação Cultural de Umbanda, Candomblé e Jurema Mãe Anália Maria de Souza publicou uma nota de repúdio. “Deus é amor e respeito ao próximo, onde infelizmente esse senhor que se diz sacerdote prega o ódio e o preconceito e ainda amedronta em pleno culto em sua igreja”, diz o texto.
Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp
Nas redes sociais, internautas também reagiram. “Nessas horas que desejo tanto que Deus realmente exista, pra cobrar dessa gente todo o mal que fazem em Seu Nome”, comentou um usuário.
“Cara, que gente cretina é essa? Não basta a família estar sofrendo a dor da perda, tem ainda que lidar com essa gente cretina intolerante? Nem pra família Gil saber, e meter um processo nesse vagabundo”, escreveu outro.
Em nota, a Diocese de Campina Grande afirmou que o padre "irá prestar todos os esclarecimentos necessários aos órgãos competentes".
"A Diocese reitera seu compromisso com os direitos constitucionais da liberdade de crença e de culto, da igualdade e não discriminação religiosa, do direito à honra e à imagem dos mortos e do princípio da dignidade da pessoa humana", continuou a nota.
Veja o vídeo:
REPÚDIO.
— Beta Bastos (@roberta_bastoss) July 30, 2025
O que o padre Danilo César fez durante uma missa na Paraíba não é opinião, nem pregação é intolerância religiosa.
Ao dizer:
“Gilberto Gil fez uma oração aos orixás, cadê esses orixás que não ressuscitaram Preta Gil? Já enterraram?”
ele zombou da fé de milhões de… pic.twitter.com/txLAL5VlhB
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar