plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
RECONHECIMENTO

Daniel Munduruku torna-se o primeiro indígena a ocupar cadeira na APL em 116 anos

Autor de mais de 60 livros, paraense dedica sua obra à valorização da diversidade cultural e das tradições dos povos originários

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Daniel Munduruku torna-se o primeiro indígena a ocupar cadeira na APL em 116 anos camera Paraense teve sua obra reconhecida pela Academia Paulista de Letras | Divulgação

Em um marco histórico para a literatura brasileira, a Academia Paulista de Letras (APL) quebrou um ciclo centenário e elegeu, na última quinta-feira (25), o escritor paraense Daniel Munduruku como seu novo integrante. A escolha coloca, pela primeira vez em 116 anos, um indígena entre os 40 imortais da instituição.

A cadeira foi aberta após o falecimento do publicitário e acadêmico Roberto Duailibi. Munduruku, pertencente ao povo que carrega seu nome, construiu uma carreira sólida na literatura voltada ao público infantojuvenil, com mais de 60 títulos publicados.

Conteúdo Relacionado

Sua produção tem como marca a valorização da ancestralidade, da diversidade cultural e das tradições dos povos originários. O primeiro livro, Histórias de índio, foi lançado em 1996 e abriu caminho para uma trajetória premiada.

Além da produção literária, Daniel tem formação acadêmica robusta: graduado em filosofia, história e psicologia, possui mestrado e doutorado em educação pela USP e pós-doutorado em linguística pela UFSCar. Também é diretor-presidente do Instituto Uk’a – Casa dos Saberes Ancestrais, espaço dedicado à preservação e difusão da cultura indígena.

Reconhecido dentro e fora do país, acumula prêmios como o Jabuti (2004 e 2017), o da Academia Brasileira de Letras (2010) e o da Unesco para Promoção da Tolerância e da Não Violência. Em 2018, foi homenageado pela Fundação Bunge pelo conjunto da obra e atuação cultural.

Quer saber mais de fama? Acesse o nosso canal no WhatsApp

Munduruku já havia tentado ingressar na Academia Brasileira de Letras em 2021 e 2023, concorrendo às cadeiras 12 e 5, respectivamente. Agora, ao conquistar espaço na APL, abre caminho para uma representatividade inédita no cenário literário nacional.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Fama

    Leia mais notícias de Fama. Clique aqui!

    Últimas Notícias