Enquanto o primeiro volume da última temporada de Stranger Things já está disponível na Netflix, uma parte crucial da mitologia de Hawkins permanece inacessível ao público brasileiro: a origem completa de Vecna (Jamie Campbell Bower). O passado de Henry Creel é o tema central da peça teatral Stranger Things: The First Shadow, em cartaz em Nova York e em Londres, contando a história que antecede a famosa série.
O espetáculo da Broadway se passa, em grande parte, em 1959 e traz versões jovens de personagens conhecidos, como Joyce (vivida por Winona Ryder na série e Alison Jaye na peça), Hopper (David Harbour na série, Burke Swanson na peça), Bob Newby (Sean Astin na série, Patrick Scott McDermott no teatro) e Victor Creel (Robert Englund na série, T.R. Knight na peça). Os pais de Mike, Lucas, Dustin e até de Eddie também aparecem, ajudando a detalhar a comunidade de Hawkins que não é vista na televisão.
Na pele do jovem Henry Creel no palco, o ator Louis McCartney buscou primeiro a humanidade do personagem antes de sua transição para o monstro.
"Henry é muito interessante, porque ele tem uma dicotomia, dois lados bem distintos," contou o ator ao Notícias da TV durante a New York Comic Con. "Obviamente, há uma faceta muito humana, mas também existe algo ligado ao Mundo Invertido, ao Devorador de Mentes, e essa é a parte dele que deseja matar, que é como ele se sente bem, importante, reverenciado e no controle. Na escola, o público vê toda a inocência do personagem, mas sua relação com Brenner [Alex Breaux no teatro, Matthew Modine na série] é quase um estudo psicológico de como uma pessoa pode se tornar Vecna".
McCartney continuou, analisando a jornada complexa de seu personagem rumo à escuridão:
"Você vê esse jovem crescer enquanto luta com o poder, com os pensamentos obscuros, com sua sede de carnificina e de violência. Mas eu ainda defendo que, no fundo, Henry é uma pessoa boa. Conversei com Kate Trefry, nossa roteirista, e basicamente concluímos que, se ele não tivesse todos esses poderes, ele seria bom. Mas é como se ele tivesse duas pessoas dentro dele, desejando coisas diferentes, e aí na peça você pode ver esse garoto trilhar um caminho muito sombrio --e, no fim de tudo, perceber que gosta mesmo disso".
A peça introduz uma personagem nova e fundamental para o entendimento de Henry: Patty Newby, interpretada por Gabrielle Nevaeh. Patty é a irmã adotiva de Bob e o interesse amoroso do futuro Vecna. A atriz defende que a relação de Patty com Henry é baseada em um reconhecimento mútuo de dor.
"Quando eu li o roteiro pela primeira vez, achei tantos momentos em que achei que Patty poderia ter dito: 'Ok, para mim já deu! Esse cara é maluco, esquisito, consegue mover objetos com o pensamento... Estou fora!'. Eu, Gabrielle, cortaria a situação ali mesmo. Mas, veja bem, a cor favorita da Patty é vermelho, ela gosta do perigo (risos)," justificou Gabrielle à reportagem. "Patty também entende a dor e a sensação de estar danificado, porque a relação dela com o pai não é tão boa, então ela se isola do mundo. E ela reconhece isso em Henry, que tem uma história parecida, e ela não enxerga um monstro. Ela vê alguém que é diferente e acredita que as esquisitices dele são o que tornam uma pessoa bonita. Acho que é uma mensagem muito importante para o mundo de hoje," defendeu a atriz. "No fundo, é uma história de amor trágica. Mas será que o amor consegue vencer o medo?".
Embora os criadores de Stranger Things, Matt e Ross Duffer, tenham afirmado que assistir a The First Shadow não é obrigatório para compreender a quinta temporada, o espetáculo preenche lacunas narrativas, como o medo que Vecna sente da caverna onde Max (Sadie Sink) se abriga.
Uma curiosidade adicional é que Alex Breaux, que interpreta Brenner nos palcos, também foi escalado para a quinta temporada da série, mas em um papel diferente: o tenente Robert Akers, braço direito da doutora Kay (Linda Hamilton).
O público que acompanha a série pela Netflix pode esperar a chegada do Volume 2 da quinta temporada na noite de Natal, às 22h (horário de Brasília), com três novos episódios. O capítulo final da saga está programado para ser lançado em 31 de dezembro
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar