plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
LUTO NO MUNDO DA MODA

Morre o estilista Valentino Garavani, criador da grife "Valentino", aos 93 anos

Valentino Garavani, cofundador da grife Valentino, faleceu aos 93 anos em Roma. Cerimônias de despedida ocorrerão na Piazza Mignanelli e na Basílica.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Morre o estilista Valentino Garavani, criador da grife "Valentino", aos 93 anos camera Valentino ficou muito conhecido por vestidos vermelhos que fizeram sucesso na moda. | (Reprodução)

O mundo da moda recebeu uma triste notícia na tarde desta segunda-feira (19), com a partida de um dos nomes mais influentes das passarelas.

Valentino Garavani, um dos fundadores da grife Valentino, morreu aos 93 anos, em Roma, na Itália.

Ele morreu "em paz, cercado pelo amor de seus familiares". A causa da morte não foi revelada. A informação foi confirmada no perfil oficial do estilista.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

Velório será aberto ao público em Roma. A cerimônia de despedida acontecerá na Piazza Mignanelli, na quarta e quinta-feira, das 11h às 18h.

O funeral acontece na sexta-feira, na Basílica Santa Maria degli Angeli e dei Martiri. A cerimônia está marcada para as 11h.

Estilista se destacou com o "Vermelho Valentino"

Valentino foi um dos estilistas favoritos das grandes estrelas. Atrizes como Elizabeth Taylor, Audrey Hepburn, Jane Fonda, Jennifer Aniston, Gwyneth Paltrow, Nicole Kidman e Anne Hathaway estiveram entre as celebridades que elegeram suas criações ao longo das décadas.

Nascido em Vorghera, na Itália, estudou moda e trabalhou em ateliês de alta-costura na França. Antes de criar sua própria marca, trabalhou com nomes como Jacques Fath, Balenciaga, Guy Laroche e Jean Dessès.

Em 1959, voltou à Itália e fundou sua própria marca. No ano seguinte, conheceu o estudante de arquitetura Giancarlo Giammetti, com quem construiu uma parceria duradoura nos negócios. Juntos, eles transformaram a Valentino em um sucesso global. Os dois também viveram um romance por 12 anos.

Quer mais notícias de entretenimento? Acesse nosso canal no WhatsApp

O "vermelho Valentino" virou marca registrada. Logo no início da carreira, ele se destacou por vestidos em um tom escarlate intenso, tão característico da marca que passou a ser chamado pela indústria da moda de "Valentino red".

A grife ganhou ainda mais destaque após ser escolhida por Jackie Kennedy após o assassinato de John F. Kennedy. Jackie usou seis peças da marca no ano seguinte ao assassinato do presidente americano. Ela também elegeu um vestido Valentino para se casar com o magnata Aristóteles Onassis.

No cinema, Valentino interpretou a si mesmo no filme "O Diabo Veste Prada" (2006). Ele também foi tema do documentário "Valentino: The Last Emperor", lançado em 2008. A produção traz participações de Gwyneth Paltrow, Anne Hathaway, Sarah Jessica Parker e outras estrelas.

Ele se aposentou da moda em 2008, em um desfile em Paris no Museu Rodin. Atualmente, o estilista italiano Alessandro Michele assina a direção criativa da marca.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Fama

    Leia mais notícias de Fama. Clique aqui!

    Últimas Notícias