O entretenimento e a dor familiar raramente caminham lado a lado de forma tão evidente. No caso de Ana Paula Renault, porém, essa realidade se tornou pública na noite deste domingo (19).
A equipe e familiares de Ana Paula Renault comunicaram, na noite deste domingo (19), a morte de seu pai, Gerardo Henrique Machado Renault, aos 96 anos. O anúncio foi feito por meio de uma nota oficial divulgada os perfis da jornalista nas redes sociais.
Leia também:
- BBB26: Ana Paula e Milena tem briga pesada: 'Agora é cada um por si'
- Apresentadora da Globo emociona ao anunciar morte do pai
No texto, a equipe expressou profunda tristeza pela perda e pediu respeito ao momento delicado.
Sister não será informada e permanece no programa
Segundo o anúncio, a família decidiu não comunicar a morte ao pai enquanto ela participar do BBB 26. Também de acordo com a nota, essa foi uma vontade expressa por Gerardo em vida.
"Foi ele quem pediu que Ana voltasse. Foi ele quem desejou vê-la nesse lugar novamente", destacou o comunicado. Portanto, a decisão de mantê-la no reality foi tomada como um ato de amor e respeito à memória do pai.
O incentivo por trás da volta ao BBB
Gerardo Renault foi o principal responsável por convencer a filha a aceitar o convite para o BBB 26. Além disso, ele acompanhou de perto a trajetória da jornalista na televisão ao longo dos anos.
Por esse motivo, a família enxerga a permanência de Ana Paula no programa como uma homenagem direta ao pai.
Quem foi Gerardo Renault?
Gerardo Henrique Machado Renault nasceu em Belo Horizonte e construiu uma longa trajetória na política mineira. Ele foi bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Antes da vida pública, também foi militante do movimento estudantil e ocupou cargos relevantes em entidades nacionais.Entre as posições que ocupou no meio estudantil, destacam-se:
- Secretário do Diretório Central dos Estudantes da UMG;
- Vice-presidente da União Estadual dos Estudantes e da União Nacional dos Estudantes;
- Presidente da Federação Brasileira de Desportos Universitários.
Gerardo ingressou na vida pública em 1951, ao ser eleito vereador de Belo Horizonte pela União Democrática Nacional (UDN). Ele foi reeleito nos pleitos de 1954, 1958 e 1962.
Nesse período, também chefiou a delegação brasileira nos Jogos Mundiais Universitários, realizados na Alemanha em 1952. Em novembro de 1966, foi eleito deputado estadual por Minas Gerais pela Aliança Renovadora Nacional (Arena).
Depois, exerceu o mandato até 1979, com atuação em comissões estratégicas da Assembleia Legislativa. Entre suas responsabilidades, foi relator da nova Constituição estadual e do Plano Quinquenal de Desenvolvimento de Minas Gerais.
Entre seus mandatos e cargos mais relevantes, estão:
- Vereador de Belo Horizonte por quatro mandatos consecutivos (1951–1966);
- Deputado estadual por Minas Gerais (1967–1979);
- Secretário de Estado da Agricultura no governo de Francelino Pereira (1979–1982);
- Deputado federal pelo PDS, com atuação até janeiro de 1987.
Um voto histórico na redemocratização
Em 25 de abril de 1984, Gerardo Renault votou a favor da Emenda Dante de Oliveira, que previa eleições diretas para presidente da República. A proposta, contudo, foi derrotada no Congresso.
No ano seguinte, no Colégio Eleitoral de 1985, ele apoiou Paulo Maluf, candidato do regime, mas Tancredo Neves saiu vitorioso. Tancredo, porém, morreu antes de tomar posse, o que levou José Sarney à Presidência da República.
Em 1991, foi eleito presidente do Instituto de Previdência do Legislativo do Estado, cargo para o qual foi reconduzido diversas vezes ao longo das décadas seguintes, incluindo em 2015.
Vida pessoal
Gerardo foi casado duas vezes. Do primeiro casamento com Vera Cardoso Renault, teve três filhos: Gisele, Rene e Cibele.
Do segundo, com Maria da Conceição Machado Renault, nasceram Maria Aparecida e Ana Paula Renault. A jornalista, filha do segundo casamento, é hoje uma das participantes do BBB 26.
Caso vença o reality, ela receberá um prêmio superior a R$ 5,4 milhões.
Confira a publicação:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar