plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 23°
cotação atual R$


home
FAMA

Cármelo de Los Santos faz concerto gratuito

O violinista Cármelo de Los Santos começou a tocar muito garoto. Aos 16 anos ganhou projeção nacional, quando foi o mais jovem vencedor do “VII Prêmio Eldorado de Música”, em São Paulo, importante concurso musical brasileiro. Desde então, o gaúcho se apre

twitter Google News

O violinista Cármelo de Los Santos começou a tocar muito garoto. Aos 16 anos ganhou projeção nacional, quando foi o mais jovem vencedor do “VII Prêmio Eldorado de Música”, em São Paulo, importante concurso musical brasileiro. Desde então, o gaúcho se apresenta como solista convidado de mais de 40 orquestras. Hoje, ele toca em Belém, na Igreja de Santo Alexandre, às 19h, com entrada franca.

Impulsionado pelo desejo de contribuir com a formação de jovens músicos, Cármelo vem à capital paraense, onde ministra já há algum tempo aulas voluntárias para as crianças e adolescentes do projeto Vale Música, coordenado pela professora Glória Caputo, por meio da Fundação Amazônica de Música.

“Ele mora nos Estados Unidos e, quando vem ao Brasil, viaja até Belém como voluntário, dá aula aos alunos do projeto e toca. Ele é um artista de altíssimo nível, é um privilégio e uma satisfação oferecer essa oportunidade aos alunos do projeto”, celebra a pianista e professora de música.

O concerto, único e gratuito, é uma rara oportunidade de assisti-lo interpretando as sonatas e partitas, do alemão Johann Sebastian Bach. Considerada uma obra-prima da música clássica, a composição de Bach reúne seis solos para violino solo, sendo três sonatas da chiesa (música instrumental nascida no período Barroco), em quatro movimentos, e três partitas, ou suítes de danças.

“É uma oportunidade muito preciosa e que o artista nos proporciona voluntariamente. Neste momento de crise, quando não há dinheiro para investimentos em cultura, ter um artista como Cármelo a nossa disposição é maravilhoso”, ressalta Caputo.

O Vale Música, realizado pela mineradora Vale e pela Fundação Amazônia de Música, foi criado em 2004, voltado à formação musical de crianças oriundas de escolas públicas, a partir dos sete a nove anos. Atualmente, são 260 alunos, todos da rede pública de ensino da Grande Belém. Em 2010, o projeto estreou a Orquestra Jovem Vale Música (OJVM), hoje sob regência do maestro Miguel Campos Neto.

Carmelo

Formado pelo Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS, o músico estreou em Nova York em 2002 como solista e regente no prestigioso Weill Recital Hall do Carnegie Hall, junto à Orquestra de Câmara Arco. Recebeu diversos prêmios em concursos internacionais, entre eles o primeiro prêmio no IV Concurso Internacional de Instrumentos de Corda Júlio Cardona”(Portugal), o primeiro prêmio no concurso promovido pela Associação Nacional de Professores de Música (Estados Unidos) e o segundo prêmio no Concurso Internacional de Jovens Artistas (Argentina). Atualmente, Cármelo de Los Santos é professor de violino da Universidade do Novo México, nos Estados Unidos.

(Dominik Giusti/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Fama

    Leia mais notícias de Fama. Clique aqui!