A vida não é fácil para os portadores de nanismo. Além de lidar com a baixa estatura (existem 200 subtipos mas, via de regra, os homens só crescem até os 1,45m e as mulheres, 1,40m), as pessoas ainda enfrentam muito preconceito. Na mídia, recorrentemente, os portadores da doença genética são alvos de chacota e piadas de mau gosto. Porém, esse estigma começa a mudar.
Em “O Outro Lado do Paraíso”, na nova novela das 21h, uma das principais personagens é Estela, uma mulher com nanismo e que precisa enfrentar o preconceito da própria mãe. Nas telas internacionais, o ator Peter Dinklage faz sucesso como o inteligente e estrategista Tyrion, em “Game of Thrones”. Tudo o mais longe possível da comédia desrespeitosa.Como parte das comemorações do Dia Nacional de Combate ao Preconceito contra a Pessoa com Nanismo, celebrado nesta quarta-feira (25/10), o Metrópoles selecionou seis atores que ajudam a acabar com os estereótipos na televisão e no cinema. Confira:



Publicidade



Histórico de lutas
Nesta quarta (25), após dois anos de disputas no Legislativo, é celebrado o primeiro Dia Nacional de Combate ao Preconceito contra as Pessoas com Nanismo. Segundo o projeto de lei, proposto pelo senador Romário (Podemos-RJ), a “falta de acessibilidade nos meios de transportes, prédios, banheiros públicos, bancos, etc. é uma das maiores dificuldades enfrentadas por esse grupo. Além disso, a discriminação social representa um dificultador importante para o acesso ao mercado de trabalho”.
Fonte: Metropoles
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar