Scorpion, Sub-Zero, Liu Kang, Raiden... Se você reconheceu estes nomes, provavelmente conhece bem o jogo Mortal Kombat, que completa 30 anos este ano. Ele é, sem dúvida alguma, um dos principais games da história. Presente em fliperamas e consoles, o jogo de luta gerou filmes, álbuns musicais, cosplays e várias análises.
A mais recente delas foi feita por um paraense: o publicitário, analista de dados e influenciador José Calasanz. “A pesquisa foi feita a partir da coleta de dados do Google Trends, em que obtive informações do que as pessoas buscaram sobre Mortal Kombat entre 2004 até 12 de outubro deste ano”, explica o profissional. Calasanz analisou, portanto, as impressões e conteúdos criados e buscados pelo público ao longo de quase duas décadas.
Apesar do jogo ter inúmeros fãs no Pará, o Estado que mais pesquisa sobre Mortal Kombat na Amazônia e no Brasil é o Amapá. De acordo com o analista, dentre as buscas, destacam-se os jogos “Mortal Kombat X” e “Ultimate Mortal Kombat 3”, mais pesquisados pelos amapaenses.
Também chama atenção na análise feita por especialista em redes sociais, as buscas feitas pelos famosos “fatalities”, isto é, as imagens de lances e golpes fatais, que encerram as disputas e sempre chamam atenção do público no Brasil e no exterior.
Os “fatalities” foram um dos elementos que ajudaram Mortal Kombat a seguir fazendo sucesso, tanto que este ano, a Warner Bros. Games e a NetherRealm Studios lançaram um vídeo comemorativo pelo trigésimo aniversário.
PESQUISAS
Ao longo de sua trajetória, José Calasanz também se notabilizou por ser referência em pesquisas, tendências e análises relacionando redes sociais a temas diversos, em especial ao marketing digital e a cultura.
Em parceria com a Meltwater, ferramenta de social listening utilizada em mais de 120 países, Calasanz analisou o Rock In Rio 2022 a partir dos emojis utilizados nas publicações nas redes sociais. Com isso, pôde identificar as principais sensações e sentimentos em relação ao festival e suas expressões.
Também em parceria com a Meltwater e com a empresa Yesbil, de Belém do Pará, o analista observou os discursos do público sobre “Os Anéis de Poder”, após o lançamento da nova série da Amazon. Com o também analista de dados Artur Araújo, foram analisados “o volume de menções, o sentimento dos usuários do Twitter, os principais emojis e comentários sobre a série. Foram mais de 14 mil menções, sendo um pouco mais de 50% positivas”, sintetiza Calasanz. A pesquisa completa pode ser acessada clicando aqui.
Nos últimos dias, em homenagem ao Dia das Crianças, José Calasanz partiu de dados coletados pela ferramenta Youtube Data Tools, para analisar as visualizações, tendências e parcerias.
TRAJETÓRIA
José Calasanz Jr. é graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade da Amazônia (Unama) e possui ampla experiência no mercado de mídias sociais, comprovada também com a certificação em Google Analytics 4, formações em Monitoramento, Métrica e Análise de Dados em instituições como a Três Pontos Labs e o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD).
Atualmente, seu perfil pessoal foi deixado de lado para dar destaque ao seu principal produto, que é a Pense Play (https://www.instagram.com/penseplay/). A Pense Play tem como objetivo democratizar os conhecimentos sobre Dados, Análise de Métricas em Mídias Sociais, pois o publicitário compreende que os profissionais necessitam cada vez mais dessas informações e isto por vezes é escasso no Pará e na Amazônia. Também por isso foi criada a comunidade Métrica Power, na qual são realizadas lives, oficinas, cursos e treinamentos. A agenda completa pode ser acessada clicando aqui.
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