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Mais da metade dos Gamers brasileiros em 2023 são Jovens

Um novo relatório da Newzoo mostra quais as motivações para gastar em jogos, além de muitos mais detalhes sobre o perfil dos jogadores brasileiros. Confira alguns detalhes neste artigo.

Imagem ilustrativa da notícia Mais da metade dos Gamers brasileiros em 2023 são Jovens camera Sem legislação, jovens aproveitam de cassinos online | Divulgação

O mercado de jogos no Brasil é o maior da América Latina e o 12º maior do mundo, segundo dados do relatório da Newzoo. O principal motivo para tais resultados são os jogos para celular, que receberam 47% dos lucros no último ano. A mudança na política fiscal para jogos de console mudou nos últimos anos e levou a um crescimento neste setor da indústria também, porém em menor escala. O crescimento da economia brasileira e da população de classe média, em grande parte representada pelos millennials, é forte influência nos resultados divulgados pois este é o público que gosta de jogar videogame.

Mesmo assim, ainda é relativamente baixo o número de brasileiros que manifesta interesse por jogos, é claro, considerando os mais de 200 milhões de habitantes. Isso significa que o país ainda tem um enorme potencial para desenvolver o mercado de jogos, ainda mais com a maior disponibilidade de acesso à internet e smartphones.

Há muitas controvérsias

Mesmo com o setor de jogos movimentando cerca de 2,7 bilhões de dólares no Brasil em 2022, segundo o relatório, ainda há muitos debates sobre conceitos e legislações acerca dos jogos no Brasil. Até hoje, não há nenhuma lei no Brasil que define o que é esporte, assim, jogos eletrônicos em geral são considerados puramente entretenimento. Pelo menos foi esta a declaração da atual ministra do esporte, Ana Moser, sobre os jogos eletrônicos. Segundo a ministra, "eSports é indústria de entretenimento, não é esporte". Uma declaração que gerou intenso debate nas redes sociais e críticas por parte da comunidade gamer.

O fato é que há bilhões de praticantes além de altos investimentos no setor, treinamentos específicos e altamente técnicos, competições internacionais, premiações, investimentos em equipes e patrocínios. Além disso, na Lei Pelé diz que “o desporto brasileiro abrange práticas formais e não formais", sem dar maiores definições para estabelecer se uma atividade é ou não "esporte". A falta de reconhecimento dos jogos eletrônicos como um esporte é conceitual para a regulamentação deste tipo de atividade. O público mais lesado é o público jovem, que compõem a maioria dos praticantes de jogos eletrônicos e que são geralmente responsáveis pelo surgimento de inovações e criações, e porque não o surgimento de novas modalidades esportivas.

A internet servindo o público mais jovem

Enquanto não há uma definição por parte da legislação brasileira, as promoções de cassino online garantem ao público uma maneira prática e segura para acessar os melhores jogos online. Para os jovens que ainda não possuem uma renda, os bônus e as premiações online são a oportunidade perfeita para praticar jogos online e, quem sabe num futuro próximo, decorrer em uma profissionalização.

As mudanças do futuro dependem da demanda dos jovens de hoje, e a prática crescente deste público em plataformas de jogos online, inclusive eSportes, pode ser o impulso certo para incentivar uma tomada de decisão das autoridades no sentido de apoiar as práticas modernas de novas formas de desportos!

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