O mercado de jogos no Brasil é o maior da América Latina e o 12º maior do mundo, segundo dados do relatório da Newzoo. O principal motivo para tais resultados são os jogos para celular, que receberam 47% dos lucros no último ano. A mudança na política fiscal para jogos de console mudou nos últimos anos e levou a um crescimento neste setor da indústria também, porém em menor escala. O crescimento da economia brasileira e da população de classe média, em grande parte representada pelos millennials, é forte influência nos resultados divulgados pois este é o público que gosta de jogar videogame.
Mesmo assim, ainda é relativamente baixo o número de brasileiros que manifesta interesse por jogos, é claro, considerando os mais de 200 milhões de habitantes. Isso significa que o país ainda tem um enorme potencial para desenvolver o mercado de jogos, ainda mais com a maior disponibilidade de acesso à internet e smartphones.
Há muitas controvérsias
Mesmo com o setor de jogos movimentando cerca de 2,7 bilhões de dólares no Brasil em 2022, segundo o relatório, ainda há muitos debates sobre conceitos e legislações acerca dos jogos no Brasil. Até hoje, não há nenhuma lei no Brasil que define o que é esporte, assim, jogos eletrônicos em geral são considerados puramente entretenimento. Pelo menos foi esta a declaração da atual ministra do esporte, Ana Moser, sobre os jogos eletrônicos. Segundo a ministra, "eSports é indústria de entretenimento, não é esporte". Uma declaração que gerou intenso debate nas redes sociais e críticas por parte da comunidade gamer.
O fato é que há bilhões de praticantes além de altos investimentos no setor, treinamentos específicos e altamente técnicos, competições internacionais, premiações, investimentos em equipes e patrocínios. Além disso, na Lei Pelé diz que “o desporto brasileiro abrange práticas formais e não formais", sem dar maiores definições para estabelecer se uma atividade é ou não "esporte". A falta de reconhecimento dos jogos eletrônicos como um esporte é conceitual para a regulamentação deste tipo de atividade. O público mais lesado é o público jovem, que compõem a maioria dos praticantes de jogos eletrônicos e que são geralmente responsáveis pelo surgimento de inovações e criações, e porque não o surgimento de novas modalidades esportivas.
A internet servindo o público mais jovem
Enquanto não há uma definição por parte da legislação brasileira, as promoções de cassino online garantem ao público uma maneira prática e segura para acessar os melhores jogos online. Para os jovens que ainda não possuem uma renda, os bônus e as premiações online são a oportunidade perfeita para praticar jogos online e, quem sabe num futuro próximo, decorrer em uma profissionalização.
As mudanças do futuro dependem da demanda dos jovens de hoje, e a prática crescente deste público em plataformas de jogos online, inclusive eSportes, pode ser o impulso certo para incentivar uma tomada de decisão das autoridades no sentido de apoiar as práticas modernas de novas formas de desportos!
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