
O lançamento de GTA VI, previsto para 26 de maio de 2026, já movimenta o mercado de games no Brasil. Uma pesquisa da Go Gamers, criadora da Pesquisa Game Brasil (PGB), aponta que a ansiedade pelo título tem influenciado escolhas de consumo.
Entre os 1.200 entrevistados, 25,3% disseram ter trocado de console pensando no lançamento. Outros 20,6% montaram ou compraram um PC novo para garantir performance adequada ao jogo.
Conteúdo Relacionado:
- GTA VI pode chegar a preço de ouro ao Brasil e acende alerta
- Os lugares de GTA VI: conheça o mapa completo do jogo
- GTA VI: conheça todos os personagens que vão incendiar Vice City

Mesmo com rumores de preço entre R$ 500 e R$ 600, 24,2% afirmam que pretendem comprar GTA VI assim que sair. O fenômeno é conhecido como "custo de pertencimento", quando o consumidor paga mais para viver uma experiência coletiva.
O impacto cultural da franquia também aparece com força. GTA: San Andreas é lembrado por 48,9% dos jogadores, à frente de GTA V (20,4%) e GTA I (18,6%).
O hype pelo novo jogo se espalha pelas redes sociais. YouTube lidera o consumo de conteúdo, seguido por TikTok, Instagram e influenciadores. Entre os formatos mais buscados estão análises de trailers (57,6%), notícias de lançamento (54,3%) e gameplays anteriores (33,6%).
"A expectativa mobiliza comportamentos concretos de consumo, atenção, pertencimento e desejo de participação coletiva. Estamos diante de um fenômeno comparável ao impacto cultural de Vingadores: Ultimato, Game of Thrones ou Stranger Things", destacou Carlos Silva, CEO da Go Gamers.
Faltam exatos 273 dias para o lançamento e GTA VI já é fenômeno cultural. O trailer oficial, divulgado em 2023, foi o mais assistido da história do YouTube em 24 horas, com mais de 90 milhões de visualizações. Hoje conta com 265mi views.
A franquia, criada em 1997, já vendeu mais de 215 milhões de cópias apenas com GTA V. No Brasil, GTA VI influencia hábitos de consumo, pautas nas redes e se consolida como um dos eventos de entretenimento mais aguardados da década.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar